Beleza Extraordinária

Bolinhas brancas nos fios de cabelo: saiba o que são e veja como tratar com dicas de uma tricologista

  • Bolinhas brancas no cabelo indicam que o fio está prestes a se partir
Tela cheia
Previous Next
Bolinhas brancas no cabelo indicam que o fio está prestes a se partir

Uma química forte nos cabelos ou o uso intenso de ferramentas como chapinha e babyliss são alguns dos motivos que causam o aparecimento das temidas bolinhas brancas no fio, denunciando que ele irá se partir. É a tricorrexe nodosa, um problema capilar que pode deixar o visual bem detonado. O tricologista Adriano Almeida explica se essa complicação tem tratamento e dá o passo a passo para voltar a ter um cabelo saudável.

O que é a tricorrexe nodosa?

De nome complicado, a tricorrexe nodosa acontece quando o cabelo fica com pequenas bolinhas brancas e ásperas que parecem nós no fio: "isso quer dizer que naquela região a cutícula - que é a parte mais externa do fio - se rompeu e que logo ele vai se partir por inteiro", diz Adriano Almeida. O tricologista diz que é importante diferenciar esse problema das pontas duplas, já que a tricorrexe nodosa é mais grave e também parte o fio em áreas superiores do cabelo: "as pontas duplas não precisam de agressões para acontecer, até o próprio envelhecimento do cabelo pode causá-las. Já a tricorrexe é como se fosse uma ponta dupla no meio do fio", conta.

Dicas de uma tricologista para evitar o aparecimento das bolinhas brancas nos fios

Segundo o tricologista, esse problema pode vir de origem genética ou ser causado por tudo o que envolve a destruição de parte do cabelo: "isso inclui fatores químicos, como as progressivas, e físicos, como o uso de chapinha e babyliss", conta o tricologista, que é Diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo. Vale lembrar que a tricorrexe nodosa aparece quando o fio já está extremamente danificado e isto quer dizer que, se todos esses fatores forem usados com moderação, ela pode não acontecer. Evite usar as ferramentas de calor todos os dias e, se já estiver usando progressiva, tente ficar longe de outras químicas como colorações e relaxamentos.

Tratamento com máscaras de reconstrução ajudam a amenizar o problema

Quem tem tricorrexe nodosa vê o cabelo quebrar mais dia após dia e é natural que passe pela cabeça que a única solução é cortar. Adriano Almeida, porém, diz que é possível amenizar o problema com bons tratamentos capilares e até evitar que os fios se partam completamente: "eu indico máscaras semanais de hidratação e queratinização, além da distância de químicas por um bom período", diz o tricologista.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais