Os cabelos crespos e cacheados andam vivendo uma revolução. Se antes era quase obrigatório manter o cabelo alisado ou relaxado para baixar os cachos, agora as mulheres começaram a perceber a beleza do cabelo natural. Devido a esse momento, o corte big chop anda em alta entre as mulheres que querem assumir os cachos. O problema é que, quando o fio já está com química, ele não volta a enrolar, então a única solução é deixar a raiz crescer de novo: é a chamada transição capilar. Algumas mulheres cortam as pontas aos poucos para não perder comprimento, mas quem não tem paciência para esperar tanto tempo acaba se rendendo a uma solução mais radical, o big chop. Descubra mais detalhes sobre como e em que momento ele é feito e ainda confira fotos de mulheres que mostram como essa opção pode trazer muito estilo.
Entenda o que é big chop
Big chop é uma expressão que significa "grande corte" em inglês e tem esse nome porque é o ato de tirar toda a parte com química do cabelo: esteja ela do tamanho que estiver. Ele pode ser feito por aquelas mulheres que querem ver logo seus cachinhos naturais ou por aquelas que não aguentam lidar com a diferença de texturas da transição capilar, quando a nova raiz enrolada costuma brigar com as antigas pontas alisadas.
Qual o melhor momento para fazer o big chop?
Não existe uma regra de tempo para fazer o seu big chop. Algumas mulheres radicais preferem raspar a cabeça logo que decidem deixar o cabelo natural e aproveitam o visual cheio de estilo. A maioria, no entanto, espera alguns meses até se sentir com um comprimento curtinho, porém confortável, e a decisão final vai de cada uma: quanto mais tempo você demorar a fazer, mais comprido e volumoso ele vai estar quando cortar.
Em casa, no salão afro e até na barbearia: confira onde fazer seu corte
O ideal na hora de fazer o seu big chop é procurar algum cabeleireiro especializado em cabelo afro e que tenha prática em moldar cachinhos desse jeito. Como hoje em dia os salões e profissionais costumam ter perfis com as fotos de clientes atendidas, fica fácil achar um que faça aquele corte que você está procurando. Há relatos de mulheres que cortam sozinhas em casa e até daquelas que recorrem a barbearias pela experiência com cortes curtos: seja qual for a sua escolha, tenha sempre um modelo de inspiração em mente e lembre-se que o corte não é apenas para tirar a química - ele também precisa criar um visual de arrasar!
Inspire-se em modelos de corte para o seu big chop
Tomar a decisão de fazer um big chop exige coragem e muita certeza, já que o visual vai ficar bem diferente do que era antes. Mas isso não quer dizer nem de longe que o visual não vai ficar maravilhoso: na galeria você encontra mais de 10 fotos de mulheres que decidiram cortar e arrasaram com o visual curtinho.