Beleza Extraordinária

Benefícios do protetor solar facial: como o produto ajuda na rotina de cuidados antienvelhecimento?

  • O protetor solar facial é um grande aliado no combate ao envelhecimento precoce da pele. Saiba como e qual escolher! (Foto: Instagram @khatbrim)
  • Protetor solar: rosto precisa barreira de proteção contra raios UVA, que causam danos cumulativos na pele. (Foto: Instagram @oliviacalabio)
  • Fórmulas de protetor solar com ácido hialurônico oferecem hidratação, que auxilia no combate ao envelhecimento da pele. (Foto: Instagram @istina.manners)
Tela cheia
Previous Next
O protetor solar facial é um grande aliado no combate ao envelhecimento precoce da pele. Saiba como e qual escolher! (Foto: Instagram @khatbrim)
  • O protetor solar facial é um grande aliado no combate ao envelhecimento precoce da pele. Saiba como e qual escolher! (Foto: Instagram @khatbrim)
  • Protetor solar: rosto precisa barreira de proteção contra raios UVA, que causam danos cumulativos na pele. (Foto: Instagram @oliviacalabio)
  • Fórmulas de protetor solar com ácido hialurônico oferecem hidratação, que auxilia no combate ao envelhecimento da pele. (Foto: Instagram @istina.manners)

Que o protetor solar facial é fundamental na proteção contra o câncer de pele, melasma e queimaduras solares você provavelmente já sabe. Mas o que poucas pessoas ainda não consideram na hora de usar o protetor é que ele também é um grande aliado no combate ao envelhecimento precoce.

O fotoenvelhecimento é o nome dado ao processo de envelhecimento da pele causado pela exposição aos raios UVA e UVB sem a devida proteção. Diferente dos sinais de envelhecimento comuns, que surgem com o passar do tempo, por meio desse processo as rugas aparecem mais cedo e podem ser acompanhadas de manchas, além de mudar a textura da pele, deixando-a com um aspecto ressecado e áspero.

É aí que entra o protetor solar para o rosto: para bloquear a ação dos raios UV e impedir a degradação da pele. Se você ainda não utiliza, conheça os benefícios de incluir o produto na sua rotina de skincare antienvelhecimento e saiba como escolher o melhor protetor solar para você.

O protetor solar facial protege a pele dos efeitos nocivos dos radicais livres

Você sabe o que são os radicais livres? Essas moléculas oxidativas e instáveis são produzidas naturalmente pelo nosso metabolismo e, normalmente, são neutralizadas por enzimas protetoras também produzidas no organismo. No entanto, quando nos expomos ao sol sem proteção solar adequada, os raios UV aumentam a aumentam a produção dos radicais livres, fazendo com que o organismo não dê conta de neutralizá-los.

Dessa forma, essas moléculas oxidativas ficam livres para agir sobre as ligações de elastina e colágeno da pele. Como elas são responsáveis pela sustentação e firmeza do rosto, a ação dos radicais livres acelera o surgimento de sinais de envelhecimento, como linhas finas, rugas e manchas.

Utilizando o protetor solar facial antes de se expor ao sol, você impede o estímulo da produção dos radicais livres e, consequentemente, previne o envelhecimento precoce da pele.

Protetor solar garante o efeito dos produtos de skincare para combate ao envelhecimento

Se você segue uma rotina de cuidados com a pele, com cremes e máscaras faciais anti-idade, mas não utiliza um protetor solar para o rosto, saiba que boa parte do seu esforço está sendo em vão.

Durante o dia, o protetor solar facial deve ser sempre o último passo da rotina de skincare para proteger a pele, especialmente, dos raios UVA, que atingem o rosto durante o ano inteiro e provocam um efeito cumulativo: quanto mais exposição, mais danos.

Sem essa barreira protetora contra os raios UV, é bem provável que você não esteja colhendo todos os benefícios dos demais produtos utilizados na pele - mesmo que eles sejam de alta qualidade - porque o acúmulo de danos provocados pelo sol vão resultar em mais danos e sinais de envelhecimento. Por isso, se você quer resultados mais eficazes no seu tratamento anti-idade é imprescindível incluir um protetor solar na rotina.

A maioria das fórmulas de protetor solar facial auxilia na hidratação da pele e previne manchas

Um cuidado fundamental com todos os tipos de pele no combate ao envelhecimento é a hidratação. A cútis perde água naturalmente durante o dia e também é impactada por agentes externos, como banhos de água quente e exposição ao sol, o que pode causar ressecamento.

Por esse motivo, tanto as peles secas quanto as oleosas precisam ser hidratadas diariamente para manter o viço. Além de um creme ou sérum hidratante, o protetor solar facial é um grande aliado na hidratação da pele, principalmente nas fórmulas que têm componentes hidratantes, como o ácido hialurônico. Além disso, a proteção da pele contra os raios UV auxilia no combate à desidratação. Nesse caso, nos dias mais corridos, quando você não tem tempo suficiente para fazer uma rotina de skincare completinha, é possível aplicar o protetor solar logo após a lavagem, substituindo o hidratante.

Qual o melhor protetor solar para o rosto: saiba como escolher o produto mais adequado para os cuidados antienvelhecimento

Qual o melhor protetor solar?” é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, especialmente quando o assunto é escolher um produto para o rosto. Se o seu objetivo é ter um aliado na rotina de cuidados antienvelhecimento, a nossa dica é escolher fórmulas com alto fator de proteção (FPS) e com ativos hidratantes, como o ácido hialurônico.

Esse ativo é conhecido por ser um hidrante bastante potente, muito utilizado em produtos dermocosméticos e tratamentos estéticos de combate ao envelhecimento da pele. Por ser naturalmente produzido pelo organismo, a sua aplicação é segura e indicada para todos os tipos de pele, das secas até as mais oleosas.

Para um tratamento ainda mais completo, vale a pena investir em um protetor solar com cor, que não só auxilia no combate aos efeitos nocivos dos raios UV, como também uniformiza a pele no dia a dia. Se você quer uma dica de produto, nossa sugestão é o protetor solar L’Oréal UV Defender com função antienvelhecimento.

Com ácido hialurônico na composição, esse produto age combatendo os três principais sinais do envelhecimento precoce provocado pelos raios UV: rugas, linhas de expressão e manchas solares. A fórmula desenvolvida especialmente para a pele das brasileiras tem toque seco e não causa oleosidade, para uma proteção e tratamento sem pesar. 

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação