Benefícios do café: saiba como a bebida é capaz de ajudar no combate ao estresse e melhorar a aparência da pele

Famoso entre a maioria dos brasileiros, o tradicional cafezinho pode fazer muito mais do que apenas afastar o sono para bem longe. Estudos de todas as partes do mundo confirmam que além de ser um ótimo estimulante natural para o sistema nervoso central, a bebida também é uma grande aliada da saúde e da beleza uma vez que estimula a digestão, alivia o estresse e, ao mesmo tempo, combate as rugas no rosto - mas, é claro, sempre na dose diária recomendada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo a matéria e confira!

Cafeína afasta as doenças vasculares e ajuda os sistemas do organismo a funcionarem melhor

Para felicidade de quem já aprecia o gostinho incomparável da bebida, é válido lembrar que uma xícara generosa desse líquido conta com várias substâncias e componentes que, juntos, conseguem estimular o corpo a funcionar melhor em muitos sentidos.

Devido ao seu alto teor de antioxidantes, por exemplo, beber café ajuda a prevenir o câncer e surgimento de rugas e linhas de expressão, além de estimular os intestinos e facilitar a digestão dos alimentos. Fora isso, a cafeína também ajuda a reduzir o risco de doenças do coração, acidentes vasculares cerebrais e até mesmo a diabetes.

Melhor horário:  segundo algumas pesquisas, os melhores horários para tomar café são aqueles em que os níveis de cortisol - hormônio responsável por deixar o corpo em estado de alerta - estão em baixa: ou seja, entre entre nove e onze da manhã, ou entre uma e cinco horas da tarde. No entanto, vale reforçar: evite ingerir a bebida muito tarde para evitar a insônia durante a noite!

Dose: a quantidade recomendada para adultos pelos especialistas no assunto é de 400 miligramas por dia da bebida, o que seria equivalente três xícaras médias de café. No entanto, para gestantes, a dose diária cai para 300 miligramas diários - ou seja, uma única xícara grande da bebida. 

Bebidas à base de café podem ajudar a diferenciar o cardápio do dia a dia

Café com leite, puro, quente ou gelado: o que não faltam são opções de inserir o grão em combinações de bebidas diferentes e bem saborosas. No geral, o costume da maioria dos brasileiros é ingerir o café puro e na versão mais forte, mas existem algumas sugestões que podem variar o consumo na dieta, como na receita do latte gelado que você confere abaixo.

Ingredientes:

- Gelo à vontade

- 30 ml de café, de preferência bem forte

- 220 ml de leite semidesnatado gelado

- 1 colher de chá de essência de baunilha, amêndoa ou avelã

Modo de fazer:

Comece enchendo um copo de vidro com pedras de gelo e, em seguida, coloque o café quente no recipiente. Adicione o leite gelado e a essência preferida e, prontinho: é só se servir!

 

Matéria publicada em 07 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/beneficios-do-cafe-saiba-como-a-bebida-e-capaz-de-ajudar-no-combate-ao-estresse-e-melhorar-a-aparencia-da-pele" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beneficios-do-cafe-saiba-como-a-bebida-e-capaz-de-ajudar-no-combate-ao-estresse-e-melhorar-a-aparencia-da-pele", "name": "beneficios-do-cafe-saiba-como-a-bebida-e-capaz-de-ajudar-no-combate-ao-estresse-e-melhorar-a-aparencia-da-pele" } } ] }