"Corajosa" é como a carioca Natália Chaves se define - e, acredite, ela é mesmo! A cientista ambiental de 23 anos, que hoje exibe fios cacheados curtos e loiros, tem muuuita história de cabelo para contar.
Ela já experimentou várias transformações de cor e corte no visual, enfrentou a transição capilar quando o termo ainda nem estava na moda e não vê mistério algum em cortar as madeixas sozinha - sempre bem segura e dona de si.
Que tal se inspirar nessa história? Continue lendo a matéria e anote as dicas de cabelo e pele que a Natália dividiu com o Beleza Extraordinária!
"Aos 18 anos me perguntava por que ainda continuava colocando química no meu cabelo"
Beleza Extraordinária: Você sempre usou o cabelo cacheado ou chegou a alisar os fios?
Natália Chaves: Acho que esse é um drama de toda cacheada, demora um tempo pra gente aceitar o cabelo que tem. Eu comecei a alisar com 14 anos e até os 18 tive ele gigantesco, alisado, loiro... Fora várias outras transformações que já fiz.
BE: E por que decidiu parar com a química alisadora?
NC: Foi uma junção coisas. Na época, eu estava entrando na faculdade de Ciências Ambientais e não me identificava mais com o visual liso. Me perguntava por que ainda continuava colocando química no meu cabelo... Na verdade, acho que o motivo maior foi esse. O impacto ambiental e na minha saúde.
BE: Como foi todo o processo de transição capilar?
NC: Olha, na época não foi fácil achar informação. Quando comecei era 2014, por aí. O movimento de cabelo cacheado não tinha chegado ainda. Lembro que procurava formas de texturizar o cabelo e não encontrava. Comecei a misturar informações soltas de vídeos que ia encontrando. Hoje sigo várias youtubers cacheadas e dá pra ver que é muito mais fácil.
"Sempre quis saber como meu cabelo ficaria depois da química"
BE: Seu cabelo ficou diferente de como ele era na sua infância, antes da química?
NC: Sempre tive curiosidade de saber como meu cabelo iria ficar depois da química, e realmente mudou muito. Quando criança ele era mais liso, depois com uns 10 anos começou a cachear e agora, depois da transição, está bem cacheado de novo!
BE: Você falou sobre transformações no começo da entrevista... quais foram?
NC: Várias! Já tive cabelo loiro, vermelho... mas a mudança mais radical foi pintar de azul (risos).
BE: E como você fazia para manter os cabelos saudáveis?
NC: Minha mãe deixava eu fazer as minhas loucuras porque dizia que eu tinha que experimentar mesmo, mas sempre esteve ali cuidando junto. A maioria das vezes que mudei de cor foi com henna, não era tão agressivo.
"Na época da transição procurei na internet como se cortava cabelo cacheado e cortei sozinha: sou corajosa!"
BE: Quais são os seus cuidados com os cabelos atualmente?
NC: Meu cuidado começa pela compra, sempre procurando por produtos veganos, mas óbvio que não dá pra ser tudo, né? É bem difícil de achar e mais caro, mas quando posso investir, eu faço. No cuidado diário lavo o cabelo dia sim e dia não, uso creme pra pentear, faço fitagem... mas confesso que não me preocupo muito não, faço o básico.
BE: Na lavagem, você tem algum truque?
NC: Fiz alguns testes: uma época só lavei com condicionador, outra só com creme, mas a verdade é que amo o processo shampoo, condicionador e creme. Hoje o que fiz foi aprender a lavar diferente: agora eu sei que o shampoo é só na raiz, sem esfregar tanto, etc. Outra coisa que descobri recentemente foi o pré-poo, tem ajudado bastante!
BE: Além das transformações de cor, já mudou muito os cortes no cabelo também?
NC: Nesse processo de ter cabelo cacheado já tive alguns cortes diferentes, do cabelão até o curtinho. Há pouco tempo, por exemplo, cortei os fio naquele estilo long bob, mas não gostei das mechas da frente, então ajeitei o corte em casa pra que ficasse chanel. Inclusive, na época da transição, cheguei a procurar na internet como se cortava cabelo cacheado e cortei sozinha!
BE: Você gosta de cuidar da pele? Como é a sua rotina?
NC: Cuidado com a pele pra mim é fundamental! Eu não uso muita maquiagem, mas sempre procuro limpar a pele antes de dormir pra tirar a poluição - e pra isso uso água micelar ou sabonete anti-acne -, também faço máscara facial de argila de vez em quando, gosto bastante!
Rapidinhas de Beleza:
Um Instagram que está sempre de olho: o da Yasmin Brunet;
O corte de cabelo que mais amou ter: o curtinho chanel;
Uma cor de cabelo preferida: o loiro dourado
Um produto que levaria para uma ilha deserta: o Light-Poo Tudo em 1, da L'Oréal!
Redação: Raquel Carletto