Cabelo cacheado com corte moderninho e franja? Temos! Eduarda Vieira, de 26 anos, carioca e jornalista, é a inspiração da vez para as cacheadas e crespas que pretendem renovar o visual. Em uma vibe street style, Duda pousou para as fotos no Rio de Janeiro e contou ao Beleza Extraordinária como cuida dos cachos 3C e 4A - ela é fã de misturinhas caseiras! - como aderiu ao corte de formato "coração" com uma franja superestilosa, e ainda conversou sobre inspirações de beleza e cuidados com a pele. Confira o bate-papo e inspire-se nas fotos!
"Desde que cortei o cabelo me desfiz de muita roupa e mudei bastante o meu estilo!"
Beleza Extraordinária: Qual seu estilo de corte queridinho?
Eduarda Vieira: Eu gosto muito de cabelo curto, acho que ele deixa um ar elegante e moderno. Faz um tempo que estou cortando ele em um formato "coração" com franja. Acho que assim distribui melhor o volume e consigo jogar bem, seja com ele bem definido ou menos definido.
BE: E a franja cacheada? Como você estiliza?
EV: Eu lavo o cabelo umas 2 vezes por semana, faço sempre fitagem e na franja dou uma caprichada a mais. Hoje em dia eu estou usando ela de lado, mas adoro brincar e colocá-la de formas diferentes.
BE: Você costuma escolher seu look de acordo com o humor do seu cabelo?
EV: Costumo muito! Tem roupas que eu acho que ficam melhores com um penteado, com um tipo de corte. É muito engraçado, desde que cortei me desfiz de muita roupa e mudei bastante o meu estilo!
"Não consigo lembrar de quando comecei a fazer relaxamento, pois fazia desde criança"
BE: Você chegou a alisar em algum momento?
EV: Por um longo período da minha eu fiz relaxamento e permanente. Não consigo lembrar de quando comecei, pois fazia desde criança. Cresci numa família onde meu pai tinha cabelo liso, minha irmã cabelo cacheado, com aqueles cachos abertos, e minha mãe sempre alisou o cabelo. Era muito difícil me sentir representada, pois não tínhamos representação na mídia, então era quase obrigatório "dar um jeito no cabelo".
BE: Passou por transição capilar ou fez o big chop?
EV: Em 2015 eu acompanhava um grupo no Facebook e lá fui conhecendo várias meninas e influenciadoras que me ajudaram a perceber que meu cabelo era bonito, sim, e que eu deveria valorizar a minha beleza. Em abril daquele ano eu comecei a minha transição capilar que durou até o ano passado. Não cheguei a fazer um big chop. Como nunca alisei o cabelo integralmente, eu não tinha partes completamente lisas, tinha texturas diferentes que eu consegui ir levando por um tempo até ele chegar em um tamanho legal.
"Me dedico muito ao meu cabelo e as vezes isso custa até algumas horas de sono"
BE: Como você cuida do cabelo cacheado hoje?
EV: Sempre que lavo, faço hidratação e uso óleo de coco. Além disso, eu intercalo um poucos os cremes e a forma de utilização, às vezes misturo com uma gelatina quando quero mais definição ou uso ele puro quando quero mais volume. Adoro fazer misturas!
BE: Já fez alguma loucura por seu cabelo?
EV: Acho que nunca fiz grandes loucuras, mas confesso que me dedico muito ao meu cabelo e as vezes isso custa até algumas horas de sono. Meu cabelo não fica muito com secador e difusor, e na minha última viagem de férias, eu acordava umas duas horas mais cedo para lavar a cabeça, hidratar e deixar secá-lo naturalmente para garantir um cacho incrível.
BE: Como você cuida da pele? Tem algum segredo pra compartilhar?
EV: Eu sempre tive a pele muito oleosa, então hoje eu busco alinhar os produtos de maquiagem com os cuidados da pele, acho que é sempre um bom investimento. Eu uso protetor solar todos os dias e BB Cream para as áreas dos olhos. Água micelar sempre! Uso antes de dormir e antes de iniciar a maquiagem!
"O meu cabelo representa, para mim, aceitação"
Rapidinhas de beleza:
O que o seu cabelo representa? O meu cabelo representa, para mim, aceitação.
Um penteado? Eu amo usar turbantes e coques bem altos! Mas confesso que passei tanto tempo escondendo meu cabelo que o meu penteado preferido é deixá-lo livre mesmo!
Uma inspiração? Eu gosto muito da Tais Araujo, acho que ela é uma ótima referência de mulher negra em todos os sentidos. Desde roupa e cabelo ate posicionamento.
Um perfil de beleza no Instagram? Eu sigo a Mona Baltazar , uma cabeleireira americana, que faz vários cortes incríveis!
Redação: Beatriz Doblas