Beleza Extraordinária

Beleza no verão: qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

  • Raios UVA são responsáveis pelo aparecimento de rugas e manchinhas na pele, enquanto os UVB geram a vermelhidão e a ardência da cútis
Tela cheia
Previous Next
Proteção solar por Priscila Bahia
  • Proteção solar por Priscila Bahia
  • Raios UVA são responsáveis pelo aparecimento de rugas e manchinhas na pele, enquanto os UVB geram a vermelhidão e a ardência da cútis

Com as altas temperaturas do verão dominando as ruas brasileiras, fica ainda maior a preocupação com a proteção da pele. Quando se trata de filtro solar, no entanto, alguns fatores importantes na hora da escolha podem causar algumas dúvidas, como o fator de proteção solar, o poder de fixação e a importância da proteção contra raios UVA e UVB. Ao atingir nossa pele, os raios ultravioletas penetram profundamente, desencadeando diversas reações nocivas para a saúde da cútis, como envelhecimento precoce e aparecimento de manchas.

Apesar de terem ações distintas, tanto os raios UVA quanto os UVB são nocivos para a saúde da pele

Apesar de ter efeitos distintos quando entram em contato com a pele, ambas as radiações solares apresentam ações muito prejudiciais para a saúde e precisam ser bloqueados do contato com a cútis. Os raios UVA atingem a pele durante todo o ano e causam um efeito cumulativo, que com o tempo levam ao aparecimento de rugas, manchas e envelhecimento precoce da pele. Por penetrarem profundamente na pele, os raios UVA também tem participação em alergias e predispõe a pele ao surgimento do câncer.

Os raios UVB, por sua vez, são absorvidos parcialmente pela camada de ozônio e chegam à Terra penetrando superficialmente na pele. Ele é o grande responsável pela vermelhidão e sensação de ardência da cútis, efeitos instantâneos e tão comuns nos dias mais quentes do verão. Enquanto os raios UVA demoram cerca de 17 minutos para atingir a pele, já que penetram em camadas mais profundas, os UVB levam apenas um segundo para queimar a cútis.

Uso do filtro solar é indispensável durante todo o ano

Apesar dos efeitos da radiação solar serem mais sentidos durante o verão, quando as temperaturas estão mais altas e o calor mais intenso, a aplicação do filtro solar é indispensável durante o ano todo. Como os raios UVA atingem a pele tanto na estação mais quente do ano como no inverno, causando um efeito cumulativo, é importante que o produto entre na rotina de beleza e seja aplicado a cada duas horas, evitando que o suor, o contato com a água e outros agentes externos eliminem a proteção da pele.

Quando a exposição ao sol for ainda mais longa, típica de quem passará um dia na praia, o cuidado deve ser ainda mais intenso e o produto deve ser reutilizado a cada ida ao mar."O mais importante é o uso de filtro solar e lembrar de reaplicá-lo com maior frequência. Evitar a exposição solar entre 10h e 16h e caprichar na hidratação corporal, principalmente após a exposição solar mais intensa", ensinou a dermatologista Vivilaine Campelo, do Instituto da Pelle.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!