Beleza Extraordinária

Bebida alcoólica em excesso faz mal aos cabelos? Veja a opinião de um especialista

  • Bebidas alcoólicas em excesso podem causar danos aos cabelos, como desidratação e ressecamento
Tela cheia
Previous Next
Bebidas alcoólicas em excesso podem causar danos aos cabelos, como desidratação e ressecamento

Com as festas de final de ano, o que está nos planos de muitas pessoas é confraternizar com amigos e família e, claro, bastante comida e bebida. Porém, poucos pensam nos efeitos que os exageram gastronômicos e etílicos podem fazer no fim da festa. Assim como exagerar na ceia não é legal para a balança, ingerir muita bebida alcóolica também provoca danos à pele e, pasmem, aos cabelos, segundo o médico americano especializado em cabelos, Robert Dorin. Além da desidratação, outros danos como fios ressecados e quebradiços também podem ocorrer. Veja a opinião de um especialista em cabelos sobre o assunto e dicas para aproveitar as festas sem prejudicar os cabelos. 

O consumo de bebidas álcoólicas prejudica os fios


Os fios são grandes vítimas do excesso de álcool. Segundo o especialista em cabelos e diretor médico da True & Dorin Medical Group, Dr. Robert Dorin, os fios necessitam de constante hidratação e nutrientes, o que não ocorre quando há ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. "Nosso cabelo requer alimento constante, e para que seja saudável depende de como nossos corpos são hidratados. Consumir álcool em excesso pode deixar o cabelo seco e quebradiço", explicou em entrevista ao site Byrdie.

Bebida alcoólica em excesso pode causar danos imediatos e a longo prazo aos cabelos


"O álcool pode afetar negativamente os cabelos de diversas maneiras", afirma Dorin. Segundo o especialista, os problemas causados pelo excesso de bebidas alcoólicas não se limitam apenas ao momento da ingestão, mas também a longo prazo. O médico explica que nutrientes como zinco e ácido fólico são essenciais para manter a espessura e a força dos fios. No entanto, o excesso de álcool limita o fornecimento desses nutrientes, causando a queda e a ruptura dos cabelos ao longo do tempo.

A melhor solução para o problema


Para evitar que os danos ocorram, a melhor indicação é moderar a ingestão de álcool. Porém, existem outras medidas que podem amenizar a situação. A ingestão de suplementos alimentares com biotina e aplicar máscaras hidratantes nos fios durante a noite podem auxiliar muito no processo de recuperação dos fios. Além disso, dieta e bastante água são fundamentais. "É importante fazer uma dieta equilibrada, que consiste em nutrientes adequados, vitaminas e proteínas, e beber água em abundância", recomenda Robert Dorin, e finaliza: "a hidratação é fundamental para um cabelo saudável e brilhante."

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema