Beleza Extraordinária

Barreira contra ressecamento: saiba como o produto certo pode nutrir cada tipo de cabelo

  • Os cabelos secos necessitam de nutrição constante. No entanto, é fundamental adequar fórmulas e finalizadores ao tipo de fio para que eles recebam os cuidados necessários
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos secos necessitam de nutrição constante. No entanto, é fundamental adequar fórmulas e finalizadores ao tipo de fio para que eles recebam os cuidados necessários

Os cabelos secos precisam de tratamento constante para que os produtos adequados a este tipo de fio reponham a hidratação e os nutrientes necessários, já que a oleosidade do couro cabeludo não consegue percorrer toda a extensão do comprimento naturalmente. No entanto, é fundamental reparar em determinadas características das madeixas para escolher a melhor opção de condicionador, máscara e finalizador.

Fórmula do condicionador deve ser adequada ao tipo de fio


O condicionador é item fundamental na rotina de cuidados dos cabelos, afinal, este é o produto que finaliza a lavagem e fecha as camadas protetoras da fibra capilar, após estas terem sido abertas pelo uso do shampoo. Além disso, sua fórmula também garante a emoliência das madeixas, por isso, deve ser apropriada para garantir o melhor caimento dos fios, de acordo com suas características naturais.

Ao avaliar o tipo de fio, é preciso perceber suas necessidades para poder adequar a fórmula do condicionador aos cuidados específicos. Enquanto os cabelos secos e rebeldes necessitam de um produto com textura consistente, capaz de deixá-los mais maleáveis, para os cabelos finos, a melhor opção é por uma fórmula leve, que permite que o fio mantenha seu movimento natural. Porém, ambos os casos devem apresentar uma proposta de nutrição.

Tratamento e finalização são aliados da rotina capilar


A máscara capilar age como um complemento essencial no tratamento dos cabelos. Sua fórmula repõe água e lipídeos, por isso, é capaz de reconstruir e nutrir os fios secos, devolvendo seu brilho, maciez e movimento. O produto deve ser aplicado entre o shampoo e condicionador, com a frequência de uma vez por semana, ao longo de todo o comprimento, mas especialmente nas pontas, que apresentam cutículas mais abertas.

Após o tratamento, o ideal é selar os cabelos para blindá-los contra agressões externas e para que a nutrição que foi reposta fique retida no interior da fibra capilar. Para isso, existem finalizadores adequados a cada tipo de fio. O leave-in é a melhor opção para cabelos rebeldes, pois sua textura ajudará a moldar o cacho, deixando-o mais definido. Já para cabelos finos, o óleo capilar garante o brilho sem pesar no caimento.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais