Beleza Extraordinária

Banho de brilho: o que é, pra que serve e como fazer a técnica nos cabelos

  • Veja como fazer um banho de brilho com tonalizante (Foto: Instagram @mariaamarti_)
Tela cheia
Previous Next
Veja como fazer um banho de brilho com tonalizante (Foto: Instagram @mariaamarti_)

Sabe quando o cabelo fica sem brilho e com a cor meio apagada? Isso é muito comum nas madeixas coloridas, mas também pode acontecer com quem nunca alterou a cor natural. Quando isso acontece, o banho de brilho é a técnica ideal para deixar os fios bem vibrantes novamente.

Ela é usada para devolver o brilho para as madeixas e reavivar a cor, usando uma coloração semipermanente da mesma cor dos seus fios. Quer saber mais sobre como o banho de brilho funciona e como fazê-lo em casa com um tonalizante? A gente conta tudo o que você precisa saber.

O que é banho de brilho?

O banho de brilho é uma técnica que devolve a cor, o brilho e a maciez para os fios, geralmente usando um tonalizante. Ele é indispensável para quem usa colorações e quer manter a cor viva, já que é normal que a cor desbote um pouco depois de várias lavagens - e também por causa do sol. Mas mulheres que nunca alteraram a cor natural também podem fazer o banho de brilho para deixar as madeixas mais bonitas e vibrantes.

Como fazer o banho de brilho?

Se o seu cabelo está ressecado e sem brilho, não precisa mais se preocupar: o banho de brilho é bem simples e você pode fazer em casa. Para isso, é só seguir esse passo a passo:

1- Comece lavando o cabelo apenas com shampoo e tire o excesso de água com uma toalha, deixando os fios apenas úmidos;

2- Misture o creme colorante da cor do seu cabelo com o creme revelador e misture até a consistência ficar bem homogênea;

3- Aplique a mistura por todo o cabelo, indo da raiz até as pontas, e massageie o cabelo;

4- Aguarde a coloração agir pelo tempo indicado na embalagem do produto (que costuma ser por volta de 20 minutos);

5- Enxágue bem o cabelo até ter certeza que o produto saiu completamente;

6- Aplique o creme de tratamento pós-coloração, para hidratar os fios, e aguarde agir por alguns minutos;

7- Enxágue bem o cabelo e finalize como de costume.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por JOYJAH ESTRADA (@joyjah) em

Por que usar o tonalizante nessa técnica?

O banho de brilho também pode ser feito usando outros produtos, como a coloração permanente, mas o tonalizante é a opção mais popular. Uma das razões para isso é que, ao contrário das opções permanentes, o tonalizante não contém amônia. Por isso, ele é indicado até mesmo para os cabelos que já têm química.

Então, não precisa ter medo de danificar os fios. Seja em cabelos coloridos ou naqueles que nunca tiveram sua cor alterada, pode usar o tonalizante para dar mais brilho para as madeixas.

Banho de brilho também ajuda a cuidar dos fios

Os benefícios do banho de brilho vão além da restauração do brilho e da cor dos fios. Ele também pode ser usado para recuperar o cabelo ressecado pelos danos do dia a dia. Se as suas madeixas estão danificadas, com muito frizz ou pontas secas, o tonalizante também pode ajudar a devolver a saúde dos fios.

O banho de brilho pode ajudar a deixar seu cabelo saudável e macio novamente sem precisar recorrer a procedimentos complexos. Isso porque o creme de tratamento que vem junto com o tonalizante repõe os nutrientes perdidos e hidrata o cabelo, devolvendo a maciez e o brilho.

Redação: Gabrielle Nunes

Produtos favoritos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha