Beleza Extraordinária

Bad hair days durante o período menstrual: entenda como os hormônios podem influenciar no aspecto dos cabelos

  • Hormônios podem aumentar a produção de óleo no couro cabeludo e causar uma aparência pesada nas madeixas
Tela cheia
Previous Next
Hormônios podem aumentar a produção de óleo no couro cabeludo e causar uma aparência pesada nas madeixas

Não é só a pele que sofre com uma espinha ou outra que pode surgir quando está chegando a menstruação. Os cabelos também sentem as mudanças que estão ocorrendo no nosso corpo e o resultado pode não ser nada agradável. Segundo o aplicativo de controle de ciclo Clue, boa parte das mulheres reclama que as madeixas começam a ficar estranhas nessa época do mês: a revista Glamour diz que "oleoso", "sem volume" e "sem forma" são algumas das palavras mais usadas por elas para se referir aos fios. Descubra por que isso acontece e o que pode ser feito para mudar o jogo. 

Hormônios podem deixar o cabelo mais oleoso nessa época do mês

Alguns dias antes da menstruação o corpo feminino começa a virar uma montanha russa de hormônios. Assim como eles são sentidos por dentro com a famosa TPM, suas consequências também podem ser vistas por fora. A progesterona aumenta os níveis de produção de óleo, o que pode ser visto em um rosto mais brilhante e em um couro cabeludo que fica com aparência de sujo bem mais rápido. Isso continua acontecendo quando a menstruação enfim chega, época em que a alta de progesterona é substituída pela de testosterona - outro hormônio que produz excesso de óleo. 

Saiba quem mais sofre com o problema

Apesar da mudança na produção de óleo ser real, não são todas as mulheres que vão sofrer com isso. O problema atinge mais quem tem cabelos lisos e ondulados - grupo que já costuma lutar contra a oleosidade em todo o restante do mês. Já as donas de madeixas crespas e cacheadas podem até se beneficiar dessa produção extra de óleo: como esses fios costumam ser naturalmente mais secos, esse período do mês pode gerar mais brilho e um aspecto saudável. 

Shampoo seco e lavagens mais frequentes ajudam a contornar

Quem não quer que o cabelo fique oleoso, sem volume e sem forma nessa época do mês, tem algumas saídas bem fáceis. A primeira delas é aumentar a frequência das lavagens nessa semana: muita gente pensa que passar shampoo todos os dias estraga os fios, mas se eles forem do tipo oleoso essa é uma medida inofensiva e necessária. Outra estratégia é sempre ter na bolsa um shampoo a seco: ele pode ser aplicado direto no couro cabeludo para disfarçar a aparência oleosa durante o dia e dar vida nova aos cabelos.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha