Beleza Extraordinária

Atividade física: saiba como escolher o melhor tipo de exercício de acordo com a sua personalidade

  • Se você ainda não encontrou uma atividade física que te motive, confira a matéria e saiba como escolher! (Foto: Shutterstock)
  • Segundo um estudo de uma universidade no Canadá, é preciso avaliar detalhes-chave de sua personalidade para encontrar a atividade física perfeita (Foto: Shutterstock)
  • Sociabilidade, foco e agressividade são alguns pontos da sua personalidade a serem avaliados na hora de escolher a atividade física ideal (Foto: Shuttersctock)
Tela cheia
Previous Next
Se você ainda não encontrou uma atividade física que te motive, confira a matéria e saiba como escolher! (Foto: Shutterstock)
  • Se você ainda não encontrou uma atividade física que te motive, confira a matéria e saiba como escolher! (Foto: Shutterstock)
  • Segundo um estudo de uma universidade no Canadá, é preciso avaliar detalhes-chave de sua personalidade para encontrar a atividade física perfeita (Foto: Shutterstock)
  • Sociabilidade, foco e agressividade são alguns pontos da sua personalidade a serem avaliados na hora de escolher a atividade física ideal (Foto: Shuttersctock)

Se você já se matriculou na academia e desistiu no mês seguinte, ou não consegue acompanhar a aula de yoga ao ar livre, talvez você precise avaliar seus gostos, preferências e forma de lidar com as pessoas antes de escolher a próxima atividade. Está mais do que comprovado que fazer exercícios faz bem não só para alcançar o peso ideal, mas também para deixar a pele mais bonita, previnir doenças e garantir mais energia no dia a dia. Mas se você não gostar do que escolheu praticar, nada disso irá funcionar naturalmente.

De acordo com um estudo do psicólogo e instrutor de saúde James Gavin, da Universidade de Concórdia, no Canadá, antes de se matricular na academia ou em qualquer esporte, é preciso levar em conta alguns detalhes-chave sobre sua personalidade para conseguir escolher a que mais se adapta com seu estilo de vida. Confira os tópicos e encontre a sua! 

Sociabilidade: qual o tipo de interação que você está procurando?

Se você é tímido ou simplesmente não quer interagir, a dica é escolher atividades como caminhada, corrida, bicicleta ou yoga, além de natação, que também é uma boa ideia porque, geralmente, são poucos alunos por aula. Agora, se você tem um jeito mais despachado e está aberto para interagir com as pessoas, as aulas em grupo são ideais: dança, bicicleta em grupo, lutas como muay thai ou capoeira podem ser boas opções. 

Motivação: a sua é intrínseca ou extrínseca? 

Há dois tipos de motivação de atividade física. A intrínseca é quando a pessoa gosta de ver as mudanças na hora, como sentir a transpiração, o cansaço ou o músculo "queimando" e, assim, sentir-se impulsionado para a próxima vez. Já a motivação extrínseca é quando a pessoa lida melhor com exercícios que impulsionam metas e estratégias, além de algum tipo de distração. 

Para quem faz parte do primeiro time, exercícios com peso como musculação, e esportes como lutas, futebol, corrida e bicicleta podem ajudar. Para quem se considera do segundo grupo, crossfit, aula de dança e outros esportes em equipe são perfeitos. 

Agressividade: você prefere esportes mais leves ou intensos?  

Em nada adianta você entrar numa aula de muay thai se tem receio em se machucar. Da mesma forma que, se você pretende começar uma atividade para descarregar a irritabilidade, uma aula de dança pode não ser a melhor opção. Para quem gosta de um treino mais agressivo, treinamento com pesos e lutas grupais são ótimas opções. Se você pretende fazer uma atividade mais leve, yoga, pilates, dança e caminhadas e corridas ao ar livre são boas ideias.

Concorrência: como você se relaciona quando faz atividades? 

Você consegue se motivar sozinho ou precisa de companhia para se animar para a atividade? Para quem gosta de ter alguém por perto, seja um amigo ou o próprio personal, faça aula em grupo que te dêem a oportunidade de competir indiretamente, como crossfit, lutas, tênis, futebol e vôlei. Já se você é o seu próprio motivador, vale apostar em exercícios que te deem a chance de quebrar seus próprios recordes, como musculação, pesos, ginástica ou corrida.

Foco: qual é a dimensão do seu foco? 

Avaliar a forma como você foca nas atividades comuns do seu dia a dia também pode te ajudar a encontrar uma atividade física que combine melhor com você. Segundo o estudo, se você consegue trabalhar ou estudar quando há outro meio de interação, como música ou televisão, vale apostar em atividades que exigem menos foco para conseguir terminá-las, como musculação, caminhada, corrida, pilates, yoga e bicicleta. Já se você é do time que prefere fazer uma coisa de cada vez, vale praticar exercícios em equipe como boxe, tênis e dança, que exigem atenção total.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação