Se nos anos 1970 os black powers chamavam atenção, no início da década seguinte foi uma moça com os cabelos cheios de tranças que roubou a cena e passou a ser o sex symbol da época. Com o maiô dourado, que entrou para a história das peças de banho do cinema, como o biquíni do filme 007, os cabelos com tranças da raiz às pontas nos fios loiros da atriz em "Mulher Nota 10" ficaram no imaginário do público e viraram referência para o penteado.
Extensões, um penteado de dez horas e cola branca: o penteado de Bo Derek
Apesar de o penteado ter entrado para história, ele virou o pior pesadelo de Bo Derek, pelo excesso de trabalho para fazê-lo. A cada nova gravação do longa-metragem, a atriz passava pelas mãos de duas mulheres, que demoravam cerca de dez horas trançando os fios. Depois, o cabelo recebia uma camada de cola branca para manter as madeixas no lugar e sobreviverem às cenas gravadas no vento, sol e água do mar. Para complicar ainda mais o processo para Bo, o diretor, Blake Edwards, achou que os fios da atriz não eram longos o bastante para dar movimento as madeixas na famosa cena da corrida na praia, e a atriz ganhou extensões, que pesavam depois do processo de criação do penteado.
Apesar da fama no final dos anos 1970, as tranças nagô têm uma longa história que remete a 500 a.C. Os primeiros vestígios do estilo de cabelo foram encontrados na civilização Nok, da Nigéria. Ainda hoje, tribos africanas usam o penteado como sinal de religião ou para identificar parentesco, idade, etnia, entre outros atributos de identidade e para transmitir valores culturais. Cada tipo de trança tem um nome específico. Além da nagô, outro estilo que ganhou fama foi o dreadlock, também uma manifestação cultural que surgiu com tribos africanas e indianas e que se popularizou com o cantor Bob Marley.
Para adotar o visual em casa
O estilo com tranças por toda a extensão dos cabelos combina com mulheres de madeixas crespas, que podem se inspirar na imagem de Bo Derek para adotar o visual nos fios. Kim Kardashian, que escolheu as tranças para gravação de um clipe e contou à revista "US Magazine", que o penteado levou horas para ficar pronto: "Tentamos uma série de penteados para a gravação. Levou quatro horas para fazer, e acredite ou não, eu não dormi no processo! Gostaria de ter usado mais o penteado" . Uma das opções para usar o trançado de forma mais atual é fazer o falso sidecut, penteado tendência e que cria um estilo diferente, moderno e arrojado.