Beleza Extraordinária

Aprenda a cortar a franja sozinha

  • Franjas são ícones de feminilidade e agregam jovialidade ao visual
Tela cheia
Previous Next
Franjas são ícones de feminilidade e agregam jovialidade ao visual

Com a correria do dia-a-dia da mulher contemporânea, ter habilidade manual e aprender algumas dicas práticas de coisas que se pode fazer sozinha é uma mão na roda. Quem tem franja sabe o quanto elas crescem rápido, caem nos olhos e incomodam, podendo provocar até irritações. A solução para a falta de tempo para as visitas ao salão, é aprender em casa. As dicas são práticas e não tomam muito tempo.

Para mulheres de cabelo liso, o ideal é cortar a franja reta com os fios molhados. Já para cabelos cacheados e crespos, o mais indicado é cortar a franja a seco para observar o comprimento real dos fios, já que esse tipo de cabelo vão encolher após secar. Divida a frente do cabelo com um pente fino – dos que os cabeleireiros usam a todo tempo no salão - em forma de triângulo para separar exatamente a mecha da franja. Depois, meça a altura desejada da franja e corte uns dois centímetros abaixo da marca, para não correr o risco de os fios ficarem mais curtos que o desejado. Para acertar o corte, é necessário cortar as pontinhas, porém de forma muito sutil para não tosá-las. Este cuidado deve ser milimétrico.

Para quem não tem habilidade com a tesoura, uma alternativa é torcer a mecha da franja que estará dividida em triângulo e cortá-la na altura desejada. Independente da textura usual do cabelo; é importante passar a prancha após o corte para modular o formato e conferir se não ficou torta. Além disso, é fundamental utilizar uma tesoura especial para cabelos, com pontas finas.

Vale lembrar também que altura e largura do triângulo influenciam no modelo da franja. Se o triângulo for muito estreito, com a ponta mais comprida que o tamanho da base, a franja ficará concentrada mais no centro do rosto, até a metade das sobrancelhas. Este modelo funciona melhor para quem tem testa larga. Já as donas de rostos fininhos ficarão melhor com uma franja mais ampla, que se estenda até as têmporas. Para isso, o triângulo deve ser mais largo que comprido.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!