Beleza Extraordinária

Antioxidante, protetor solar facial e hidratante: saiba a ordem correta para aplicar os produtos para a proteção e cuidados com a pele do rosto!

  • A dica é organizar os produtos dos mais leves para os mais consistentes (Foto: Shutterstock)
  • Descubra a ordem correta para aplicar os produtos para a pele do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Se a rotina for muito corrida, aposte em produtos que acumulem funções (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
A dica é organizar os produtos dos mais leves para os mais consistentes (Foto: Shutterstock)
  • A dica é organizar os produtos dos mais leves para os mais consistentes (Foto: Shutterstock)
  • Descubra a ordem correta para aplicar os produtos para a pele do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Se a rotina for muito corrida, aposte em produtos que acumulem funções (Foto: Pixelformula)

Escolher os produtos para a rotina de cuidados com a pele do rosto já pode ser um desafio, mas descobrir a ordem correta de aplicação de cada um pode ser um mistério ainda maior. Pode não parecer, mas a ordem em que você aplica o antioxidante, o protetor solar e o hidratante facial é importante para que cada um desempenhe suas funções corretamente - e você possa aproveitar o máximo de benefícios de cada um. Confira em que ordem os produtinhos para o rosto devem ser aplicados e veja dicas para tirar o máximo de cada um!

Do mais leve para o mais consistente: ordem de aplicação garante mais eficácia

Acertar a ordem de aplicação cada produto no ritual de beleza pode parecer complicado, mas existe uma dica que torna tudo mais fácil: comece com os produtos de consistência mais leve e vá passando para os mais consistentes. Se você usa algum sérum, por exemplo, ele deve ser aplicado logo depois de lavar o rosto, já que é leve e tem ativos que são facilmente absorvidos pela pele. E atenção: é importante espaçar a aplicação de cada produto, para que ele seja absorvido pela pele e possa agir nas camadas internas da derme.

O antioxidante é um dos primeiros produtos aplicados na pele


Seguindo a ordem correta de aplicação dos produtos - dos mais leves aos mais consistentes - o próximo da lista é o antioxidante, essencial para os cuidados anti idade. Uma boa dica é apostar nas fórmulas com vitamina C, que além de proteger contra os danos do sol, estimula a produção de colágeno - o que é importante para o rejuvenescimento da pele, já que a substância dá sustentação e firmeza à pele.
Caso o creme para olhos faça parte da sua rotina de beleza, ele também deve ser aplicado nessa hora, já que tem uma consistência mais fina e ajuda a criar uma base para a maquiagem e outros produtos que vão ser aplicados depois.

O hidratante 'sela' os produtos aplicados antes dele


O hidratante é um dos últimos produtos na rotina de cuidados com a pele - como é um dos mais consistentes, vai selar tudo o que aplicado antes e garantir a eficácia dos ativos de cada um. Não é preciso investir em nada muito elaborado: basta que o hidratante escolhido seja específico para seu tipo de pele. Mas atenção - se sua pele for ou estiver mais sensível, tente inverter a ordem e aplicar o hidratante antes de outros produtos: apesar de reduzir os efeitos dos produtos mais levinhos, ele proteger sua pele e reduzir irritações.

Protetor solar deve ser aplicado no final de tudo


O protetor solar é o último produto a ser aplicado e encerra a ritual de beleza da pele. Como é bem consistente e fica por cima da pele, aplicá-lo no início impediria a absorção e a ação dos ativos dos outros produtinhos. Como ele deve ser usado todos os dias, invista em um filtro com alto fator de proteção UV e com uma fórmula específica para seu tipo de pele. Para adaptar a rotina para a noite, troque o protetor solar por um creme para o rosto à base de retinol.

Produtos que acumulam todas essas funções são o melhor investimento 


Que tal apostar num creme que hidrata, protege dos raios UV e ainda combate os radicais livres com ação antioxidante? A rotina do dia a dia pode ser muito corrida, o que leva muita gente a deixar os cuidados com a pele um pouquinho de lado, esses momentos, a dica é optar por fórmulas anti-idade com FPS que acumulam mais de uma função para ganhar tempo nas manhãs mais cheias. Outro exemplo é o BB Cream, que hidrata, uniformiza e protege a pele - tudo em único produto. Filtros solares ou hidratantes com cor também são uma boa alternativa, já que garantem proteção contra a ação do sol e ainda uniformizam a cor da pele.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!