Beleza Extraordinária

Antioxidante e protetor solar: saiba a importância de unir os dois produtos na proteção da pele

  • A combinação entre o uso de antioxidantes e protetor solar oferece uma proteção maior contra o envelhecimento da pele (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A combinação entre o uso de antioxidantes e protetor solar oferece uma proteção maior contra o envelhecimento da pele (Foto: Shutterstock)

Presente nas dicas de beleza de celebridades como Kim Kardashian, Jennifer Lopez e Kristen Stewart, os antioxidantes são produtos que contém moléculas importantíssimas para inibir os primeiros sinais de envelhecimento e também auxiliar na proteção contra os raios infravermelhos e a poluição. Com o verão chegando, é essencial aumentar os cuidados com a pele e nada melhor, segundo a dermatologista Tatiana Costa, do que desenvolver o hábito de combinar diariamente o uso de antioxidantes e filtro solar que garante um resultado poderoso também nos cuidados antienvelhecimento! Ficou curiosa para saber como? Confira!

Protetor solar e antioxidante retardam o envelhecimento da pele

De acordo com a médica, os radicais livres são os maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele que tem duas causas principais: o processo de desgaste natural do próprio metabolismo e a incidência dos raios ultravioletas. "O uso diário do protetor solar é essencial, porém somente é efetivo na proteção de aproximadamente 50% dos danos causados pelos radicais livres presentes na radiação ultravioleta", explica a dermatologista Tatiana Costa, que revela que isso acontece porque o filtro forma uma camada protetora externa e não consegue impedir potencialmente a ação dessa radiação. "No entanto, quando há o uso conjunto com os antioxidantes, que são compostos que atuam diretamente contra a ação dos radicais livres, o resultado é muito mais efetivo e maximizado", esclarece.

Antioxidantes e filtros solares são dermocosméticos multifuncionais 

É comum o hábito de relacionar um produto a um determinado benefício. Contudo, a dermatologista Tatiana Costa esclarece que os antioxidantes e protetores solares são muito mais do que compostos anti-idade ou para a proteção solar. "Grande parte dos produtos com ação antioxidante, por exemplo, tem em sua fórmula substâncias como queratina e colágeno que contribuem diretamente para a firmeza da pele e a sustentação das partes que não dependem dos ossos. Por sua vez, há no mercado protetores com cor que também servem como base, tem textura matte, que podem substituir a aplicação de maquiagem. Há, inclusive, fórmulas que deixam o toque da pele com maior maciez e fresquinha, super indicadas para o verão", afirma.

O cuidado com a proteção da pele deve ser diário e não somente no verão!

Nos períodos mais quentes, onde há grande exposição ao sol, existe uma maior preocupação com a proteção, entretanto a dermatologista Tatiana ressalta que esse cuidado deve existir ao longo do ano. "É bem comum no meu consultório haver um pico de pacientes entre outubro e novembro, que são os meses que precedem o início do verão, em busca de dicas e truques para cuidar da pele durante esse período. No entanto, vale ressaltar que os resultados não são obtidos 'instantaneamente' e são fruto de cuidados contínuos e que devem se tornar rotineiros, mesmo nos dias mais chuvosos, como é o caso da combinação antioxidante e protetor solar", completa.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!