Beleza Extraordinária

Ano novo, cabelo novo! Renove a aparência dos seus fios

  • Assim como a pele, os cabelos envelhecem. Mas com algumas dicas, é possível combater os sintomas e começar o ano com os fios renovados
Tela cheia
Previous Next
Assim como a pele, os cabelos envelhecem. Mas com algumas dicas, é possível combater os sintomas e começar o ano com os fios renovados

Assim como a pele, os cabelos também envelhecem, e com isso perdem cor, força e brilho. Fatores como a desidratação, a chegada dos fios grisalhos e a falta de volume são alguns dos sintomas que denunciam o envelhecimento capilar, além disso, as madeixas ficam mais ralas e se renovam mais lentamente. Mas, com alguns truques, é possível reverter estes sinais e ficar com a aparência mais jovem e bonita.

"O primeiro sinal de envelhecimento capilar é o afinamento do fio, que posteriormente, favorece o aparecimento de frizz e pontas duplas e a perda de volume do cabelo. Cada fio tem aproximadamente doze camadas de cutícula, que, com a ação do tempo e de tratamentos químicos, vão se perdendo", explica a hairstylist Mariana Gorini.

Fios hidratados e com pontas saudáveis deixam a aparência mais jovem

O primeiro passo para quem quer combater o envelhecimento capilar é investir em produtos anti-idade, com agentes antioxidantes, que vão garantir fios saudáveis e com aspecto jovem. "É necessário investir em tratamentos que repõem os nutrientes perdidos, como o colágeno, e agem diretamente no córtex capilar. Os produtos anti-idade são específicos para combater os sintomas do envelhecimento capilar, então se este é o problema, eles são os mais indicados", comenta Mariana.

Para manter os cabelos hidratados, faça máscara de tratamento profundo uma vez por semana e opte por produtos com reposição de queratina e ingredientes emolientes, que vão devolver a maciez aos fios. O condicionador é o melhor aliado, pois sela a cutícula dos fios e os mantém no lugar, livrando os fios do indesejado efeito de frizz.

As pontas duplas também ficam mais frequentes com a idade, pois os fios já não conseguem mais suportar o estresse e o desgaste diários, e vão ficando mais finos e rígidos. Apare os cabelos com intervalos de seis a oito semanas e aposte em finalizadores, como óleos capilares, que vão manter as pontas saudáveis e bem cuidadas.

Coloração esconde fios brancos e recupera brilho

Um dos sinais mais evidentes do envelhecimento dos cabelos é o surgimento dos temidos fios brancos. Para cobri-los, há duas opções: colorir os fios de maneira uniforme, que pode ser aplicada em qualquer tom de cabelo ou criar mechas dois ou três tons abaixo da cor predominante, mais indicado para fios loiros. Se a quantidade de cabelos brancos ainda for pequena, os retoques podem ser com intervalos de dois meses, para que a raiz não fique evidente.

"Se os fios brancos corresponderem a mais de 60% dos cabelos, é necessário recorrer à tintura, pois o tonalizante já não funciona mais nestes casos. O produto não vai colorir todo o branco, e pode dar transparência, exigindo mais visitas ao salão", afirma a hairstylist.

Volume pode ser conquistado com corte

A maioria das mulheres sofre com a queda de cabelo, o que com o tempo, deixa as madeixas mais ralas e sem volume. É comum também que, com a idade, os fios sofram um afinamento natural, o que deixa o couro cabeludo mais visível. Para fugir do problema, invista em produtos que combatem a queda e engrossam os fios, e aposte em alguns truques que vão deixar as madeixas mais encorpadas, como secar os fios de baixo para cima, levantando as raízes; e deixar as mechas levemente desalinhadas e amassadas. O corte de cabelo também pode disfarçar a escassez das madeixas. Fios cortados em camadas dão a impressão de volume extra e criam um visual mais exuberante.

Tenha cuidado na hora de desembaraçar os cabelos. Comece sempre pelas pontas, e vá subindo em direção à raiz conforme for desfazendo os nós, de preferência com os fios secos. Caso seja necessário pentear os cabelos molhados, utilize um pente de dentes largos, pois eles estarão mais propensos à quebra. Na hora de secar, opte por toalhas de microfibra, e não esfregue os fios, pois isso poderá deixá-los arrepiados. Produtos termorreparadores vão proteger os fios das agressões do calor, mas, evite sempre que possível a utilização de ferramentas que esquentam, pois a alta temperatura resseca os cabelos.
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais