Beleza Extraordinária

Ampolas, máscaras e outros tratamentos: por que é preciso alternar os produtos de hidratação?

  • É preciso alternar os tipos de tratamento para conseguir cabelos mais bonitos e saudáveis
Tela cheia
Previous Next
É preciso alternar os tipos de tratamento para conseguir cabelos mais bonitos e saudáveis

O cabelo é formado por proteínas, que por sua vez são criadas a partir da união de aminoácidos, que podem ser encontrados em mais de 20 tipos. Entre eles, a cisteína e a arginina, que quando combinadas, ajudam a manter os cabelos saudáveis. Com os procedimentos químicos, como colorações e alisamentos, e desgastes naturais, como o sol e a poluição, as madeixas perdem parte da sua estrutura, como também ressecam e perdem nutrientes. Para repor as diversas substâncias que os fios necessitam, é preciso alternar produtos para conseguir cabelos bonitos e saudáveis.

A importância de alternar os tratamentos

A ideia de tratamento é parecida ao popular cronograma capilar: hidratar, nutrir e reconstruir os fios com diversos tipos de tratamentos, como máscaras capilares, óleos e ampolas de hidratação e nutrição. A cabeleireira Nathalia Silva explica que esse planejamento evita que o cabelo sature de uma substância: "É importante variar porque o cabelo precisa de muitas substâncias para ficar saudável. O ideal é investir em produtos diferentes para reverter os danos de alguns procedimentos", contou.

A saturação das certas substâncias pode se apresentar de diversas maneiras no cabelo. A queratina, por exemplo, acaba afetando a textura dos fios, deixando-os quebradiços e grossos, mas outras só passam a ser "rejeitadas" pelos fios, o que deixa muitas mulheres pensando que o cabelo se acostumou com o componente. "O cabelo não acostuma, o que acontece é que deixa de ter necessidade daquele tipo de produto. Por exemplo, um cabelo ressecado precisa de ceramidas, mas quanto mais saudáveis, menos ele precisa, e aquele efeito mágico e poderoso das primeiras aplicações desaparece para um resultado discreto, ou nem isso", explicou Nathalia.

É preciso investir em um produto diferente por semana?

Para a cabeleireira, não é preciso fazer um cronograma rígido, mas sim, escolher produtos a partir da impressão que se tem do fio: se está ressecado, ou com aspecto poroso, para tentar combater esses danos e turbinar os cuidados com tratamentos de salão.

Sem a necessidade de seguir um guia rigoroso é possível adequar seu dia-a-dia com o tratamento para os cabelos. As máscaras de hidratação são os queridinhos das mulheres, e a ferramenta mais tradicional para a busca dos cabelos perfeitos e o resultado não depende do preço do produto. Algumas marcas lançaram embalagens econômicas com um um quilo de máscara capilar, que podem ser usadas para tratar e também para outras utilidades, como substituir o condicionador e deixar os fios mais hidratados .

Tratamentos rápidos: poucos minutos que fazem diferença

Ampolas, por exemplo, podem ajudar porque garantem nutrição intensa em poucos minutos e têm os mesmos resultados de uma máscara hidratante com os mesmos princípios ativos, que precisaria de mais tempo para agir. Rápidas e práticas, as ampolas são ideais para mulheres que não gostam de gastar horas cuidando dos fios e querem um produto de efeito rápido nas madeixas.

Outra vantagem da ampola é que o produto consegue suprir muitas das necessidades do cabelo. Além das fórmulas hidratantes, a ampola tem as versões com vitaminas e óleos que podem ser usadas sozinhas, ou misturadas com outros produtos, o que garante cabelos mais bonitos, em menos tempo.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais