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Alimentos ricos em vitamina D ou exposição solar adequada? Descubra as melhores fontes da substância para a pele e cabelo

  • Qual a melhor forma de obter vitamina D: com alimentação ou exposição solar? Descubra! (Foto: Shutterstock)
  • Alimentos como ovo, salmão, atum e fígado de galinha podem melhorar os níveis de vitamina D no sangue (Foto: Shutterstock)
  • Exposição solar regrada e em horários seguros ajuda a ativar a produção de vitamina D (Foto: Shutterstock)
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Qual a melhor forma de obter vitamina D: com alimentação ou exposição solar? Descubra! (Foto: Shutterstock)
  • Qual a melhor forma de obter vitamina D: com alimentação ou exposição solar? Descubra! (Foto: Shutterstock)
  • Alimentos como ovo, salmão, atum e fígado de galinha podem melhorar os níveis de vitamina D no sangue (Foto: Shutterstock)
  • Exposição solar regrada e em horários seguros ajuda a ativar a produção de vitamina D (Foto: Shutterstock)

A falta de vitamina D no organismo tem se tornado uma preocupação cada vez maior. O problema pode trazer várias complicações: além de ser inimigo da beleza, já que enfraquece a pele e causa queda de cabelo, essa deficiência também pode trazer outras complicações à saúde, como por exemplo a depressão ou a diminuição da imunidade. Mas para repor os níveis da substância no sangue, muitas vezes surge a dúvida de qual a melhor forma - através da alimentação ou da exposição solar? Entenda!

Exposição solar pode regular os níveis de vitamina D, mas deve ser praticada de forma regrada

A vitamina D é produzida pelo organismo e é estimulada pela ação dos raios ultravioleta B. No entanto, não é por isso que você deve se expor de modo exagerado e sem proteção - esses raios também podem ser bastante nocivos para a sua beleza e saúde! Assim, a dica é procurar ficar apenas 5 minutos por dia no sol, com os braços ou pernas expostos, sempre em horários seguros: antes das 10h e depois das 15h. E claro, sempre com proteção solar.

Alimentação é a forma mais segura de garantir a vitamina D sem trazer danos para a pele e os cabelos

A exposição solar pode ser bastante eficaz para ativar a produção de vitamina D no sangue, no entanto, se as regras não forem seguidas, essa prática pode trazer outros problemas como queimaduras solares, ressecamento da pele e cabelos, ou até câncer. Por isso, o jeito mais seguro de garantir que o seu corpo produz o suficiente da substância é adicionar à sua dieta alimentos que melhorem a sua concentração no sangue. O leite e seus derivados, peixes ricos em ômega 3 como salmão e atum, alguns tipos de cogumelos e também bife de fígado e fígado de galinha são excelentes fontes da vitamina.  

Suplementos artificiais podem ser uma boa alternativa para veganos 

Outra opção, especialmente para quem segue uma alimentação vegana, são os suplementos artificiais. Eles podem ser a alternativa perfeita, no entanto, a dica é procurar um médico para ter certeza que você realmente tem deficiência da vitamina. É que, muitas vezes, estes suplementos podem alterar os níveis de outras substâncias no sangue e, por isso, é importante que seu uso seja acompanhado por um profissional. 

Redação: Leonor Militão

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