Alimentos que favorecem espinhas e oleosidade: saiba quais itens evitar no cardápio para ter uma pele sempre impecável

Assim como determinados alimentos são capazes de melhorar a luminosidade da pele do rosto - como os ricos em vitamina D e C, por exemplo -, existem também aqueles que podem, por outro lado, estimular a produção de oleosidade, justamente por serem mais gordurosos ou por acelerarem processos inflamatórios no organismo.

Assim, para prevenir o surgimento destas imperfeições, vale manter-se longe de comidas muito processadas, açúcares, e outros alimentos bem conhecidos da dieta do brasileiro. Quer saber quais são? Confira uma lista com os alguns exemplos do que se deve evitar e aprenda a substituir as refeições com as opções certas!

Comidas e bebidas com muito açúcar não devem ser consumidos em excesso

Por quê: alimentos ricos em açúcares como sobremesas, chocolates, bolos e refrigerantes possuem um alto índice glicêmico - o que significa que, no organismo, são capazes de elevar o nível de açúcar no sangue e influenciar os níveis hormonais, estimulando a produção de mais óleo na pele.

Como substituir: o ideal é investir em receitas de sobremesas sem açúcar - ou com opções mais naturais, como o açúcar de côco, por exemplo -, além de preferir o consumo de frutas e alimentos que já sejam adoçados naturalmente.

Carboidratos e alimentos processados podem ser substituídos por opções mais saudáveis

Por quê: assim como as comidas ricas em açúcar, os carboidratos também são alimentos com alto índice glicêmico, portanto, têm potencial para desencadear inflamações na pele.

Como substituir: vale a pena começar a inserir carboidratos complexos, como pães e massas integrais, além de alimentos como aveia, batata doce, lentilha, berinjela e brócolis.

Carnes muito gordurosas podem entrar com menos frequência no cardápio

Por quê: além de carnes bovinas, suínas e linguiças serem ricas em gorduras que podem influenciar no risco de doenças cardíacas e inflamações, o processo de preparação desses alimentos também costuma envolver métodos muito mais gordurosos do que o indicado para a saúde.

Como substituir: a principal medida é inserir mais carnes brancas e magras no dia a dia, como as de peixe e frango. No entanto, vale o consumo de carnes vermelhas de forma espaçada, preferindo por métodos mais leves de cozimento, como as carnes assadas, por exemplo.

Leites e seus derivados devem ser consumidos com moderação

Por quê: assim como alimentos ricos em índice glicêmico mexem nos níveis hormonais, e os leite, queijo e outros derivados também estimulam inflamações no corpo e na pele por elevarem o açúcar no sangue e aumentarem a produção de sebo feita pelas glândulas sebáceas.

Como substituir: em alguns casos, basta diminuir o consumo do leite durante o dia, mas também é possível trocar o leite de vaca comum por leite de amêndoas, arroz ou até mesmo de aveia.

 

Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/alimentos-que-favorecem-espinhas-e-oleosidade-saiba-quais-itens-evitar-no-cardapio-para-ter-uma-pele-sempre-impecavel" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/alimentos-que-favorecem-espinhas-e-oleosidade-saiba-quais-itens-evitar-no-cardapio-para-ter-uma-pele-sempre-impecavel", "name": "alimentos-que-favorecem-espinhas-e-oleosidade-saiba-quais-itens-evitar-no-cardapio-para-ter-uma-pele-sempre-impecavel" } } ] }