Beleza Extraordinária

Água termal: entenda a importância para o cabelo e pele

  • A água termal é enriquecida com minerais e pode ser usada tanto na pele quanto nos cabelos
Tela cheia
Previous Next
A água termal é enriquecida com minerais e pode ser usada tanto na pele quanto nos cabelos

Muitas mulheres já sabem dos benefícios do uso da água termal. O produto é rico em minerais como zinco, selênio, ferro e manganês e pode fazer milagres para a pele e também para o cabelo. No verão, o uso do item é ainda mais indispensável, ajudando na eliminação da oleosidade e evitando a perda de água.

"A água termal é um tipo de água super enriquecida por minerais contidos nas rochas. A diferença é que ela tem uma concentração de minerais muito maior do que as de garrafa. Ela tem esse nome porque é obtida de fontes que emergem na superfície com temperaturas entre 35-54°C", explica a dermatologista Vivilaine Campelo.

Limpar e hidratar a pele são suas principais funções

A água termal ajuda a limpar, hidratar, nutrir e ainda acalmar a pele após procedimentos com ácidos. Com o verão chegando no Brasil e as temperaturas subindo, o produto é ótimo para aliviar a vermelhidão da pele exposta por muito tempo ao sol, não dispensando o uso do filtro solar. Para quem passa horas no ar condicionado e sente o rosto ficar ressecado, a água termal é uma fonte de hidratação. "Ela pode ser usada na praia antes de reaplicar o filtro solar como forma de hidratação, devido à concentração de sais da água. Porém ela é importante sempre, visto que nos climas secos, quando a pele também fica sensibilizada, ela tem grande utilidade", afirma a especialista.

Podendo ser incluído na rotina de beleza, o produto deve ser usado antes de dormir ou assim que acordar, além de antes da maquiagem, para ajudar na durabilidade, ou após a aplicação da base, quando peles secas podem ficar com aspecto craquelado. A água termal pode ser usada ainda após a depilação, ajudando a acalmar a região. A melhor parte é que não há restrições quanto ao uso do produto, nem por idade ou tipo de pele.

"Ela pode ser utilizada ao longo do dia 2 a 3 vezes, após a limpeza da face ou ainda de forma mais intensa no pós procedimento de um peeling ou laser devido às suas propriedades cicatrizantes e calmantes. Além da forma tradicional em aerossol, hoje temos disponível no mercado cremes que levam na sua formulação a água termal", ensina Vivilaine Campelo.

A água termal hidrata os fios e ainda diminui o frizz

Para o cabelo, os benefícios da água termal são parecidos. O produto é ótimo para hidratar sem deixar os fios pesados e ainda diminui o frizz. "A água termal pode ser borrifada em toda extensão dos fios e no couro cabeludo, porque ajuda a hidratar os cabelos, deixando-os mais brilhosos. Quando borrifado no couro cabeludo ajuda a diminuir o excesso de oleosidade e as irritações provenientes da dermatite seborreica". O produto pode ser aplicado com o cabelo úmido ou seco. Se usado antes da escova, por exemplo, ajuda na proteção dos fios e na durabilidade do alisamento.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais