Beleza Extraordinária

Água oxigenada: entenda o nível de clareamento de cada volume e saiba como escolher o produto ideal para o seu cabelo

  • O nível de clareamento do cabelo depende da volumagem da água oxigenada: saiba como descobrir o que você precisa (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • A água oxigenada 30 e 40 volumes são indicadas para quem quer o cabelo loiro claro (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Antes de descobrir como descolorir o cabelo, você precisa saber qual volume de água oxigenada é o ideal (Foto: Instagram @anna.drewe)
  • Antes de descolorir cabelo cacheado, se certifique de que le está saudável para o processo (Foto: Instagram @joybeforeher)
Tela cheia
Previous Next
O nível de clareamento do cabelo depende da volumagem da água oxigenada: saiba como descobrir o que você precisa (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • O nível de clareamento do cabelo depende da volumagem da água oxigenada: saiba como descobrir o que você precisa (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • A água oxigenada 30 e 40 volumes são indicadas para quem quer o cabelo loiro claro (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Antes de descobrir como descolorir o cabelo, você precisa saber qual volume de água oxigenada é o ideal (Foto: Instagram @anna.drewe)
  • Antes de descolorir cabelo cacheado, se certifique de que le está saudável para o processo (Foto: Instagram @joybeforeher)

Na hora de descobrir como descolorir o cabelo, mesmo quem não está acostumada a fazer as grandes transformações capilares sabe que a água oxigenada é uma parte importante do processo. É ela que vai abrir a cutícula do fio para que o trabalho de despigmentação aconteça, dando “espaço” para o tonalizante ou a coloração que vão ser aplicados depois. 

Mesmo que a água oxigenada seja indispensável, muita gente ainda se confunde em relação ao significado dos números de 10 a 40 que aparecem nos rótulos desse de produto. Quer descobrir a diferença entre eles? Confira abaixo para que serve cada volume de água oxigenada, o quanto cada um pode clarear o cabelo e como escolher o mais indicado para a sua necessidade! 

Água oxigenada de 10 volumes não é indicada para colorações

Também usada na higienização de ferimentos, a água oxigenada de 10 volumes é a mais branda de todas e apenas serve para quem vai tonalizar os fios ou reforçar a cor que está ficando desbotada. Ela tem pouco poder de clareamento - clareia, no máximo, 1 tom - e raramente é usada para descolorir o cabelo. 

Se você quer clarear um pouquinho o cabelo, sem fazer uma mudança muito radical, pode ser uma boa ideia apostar na água oxigenada de 20 volumes.

A água oxigenada de 20 volumes clareia até dois tons de cabelo

Já a água oxigenada de 20 volumes começa a auxiliar na preparação para a coloração permanente, abrindo as cutículas dos fios para receber uma pigmentação escura ou média - como os castanhos, se seu cabelo for preto, ou loiros escuros, para quem tem fios castanhos. Isso porque, quanto mais baixa a volumagem da água oxigenada, menor será a mudança após a descoloração. A versão de 20 volumes, por exemplo, pode clarear até dois tons do cabelo virgem. 

Por isso, ela é uma boa opção para quem quer apenas iluminar um pouco os fios com mechas discretas ou apostar em uma coloração global poucos tons acima - ou seja, mais claro - que a cor natural das madeixas.

A água oxigenada de 30 é perfeita para quem quer descolorir o cabelo

Quem procura chegar a um tom de castanho claro, loiro escuro ou loiro médio partindo dos fios bem escuros, deve recorrer à água oxigenada de 30 volumes - a mais comum nas colorações permanentes. Ela também pode ser usada se o seu cabelo for castanho claro ou loiro escuro e você quiser alcançar um tom mais claro de loiro

Afinal, a água oxigenada de 30 volumes clareia até três tons do cabelo. Se você está decidida a clarear as madeixas ou quer ficar loira pela primeira vez, ela é a escolha ideal, já que essa versão de água oxigenada pode ser usada em casa e garante um bom nível de clareamento. Quem busca uma mudança mais radical, como descolorir o cabelo até um tom platinado, pode usar a água oxigenada de 30 volumes em duas sessões de clareamento.

Como descolorir o cabelo: a amônia potencializa o efeito da água oxigenada

Dependendo do processo que estiver sendo feito, nem sempre é necessária uma alta volumagem de água oxigenada para clarear o cabelo. A amônia - comumente presente no pó descolorante - auxilia no clareamento dos fios, então é preciso ficar de olho no processo. Como a presença da amônia potencializa o efeito da água oxigenada, pode acontecer da versão de 20 volumes clarear 3 tons e a de 40 clarear até 6 tons. 

Sabia que a amônia também faz parte das colorações permanentes? Por isso, se o objetivo é alcançar um tom de loiro médio, por exemplo, o ativo pode ajudar a conquistar essa tonalidade sem precisar descolorir tanto os fios. 

O clareamento com água oxigenada só funciona em cabelos virgens

A frase mais célebre do mundo da coloração é que "tinta não clareia tinta" e isso também vale para o clareamento com água oxigenada. Ou seja, todas essas informações dadas até aqui só se aplicam a um cabelo que está em estado natural, tá? Mas, se você quer saber como descolorir o cabelo já pintado, a solução é fazer uma decapagem para retirar todo a coloração prévia.

A decapagem nada mais é que um processo que retira todos os pigmentos artificiais das madeixas, deixando os fios livres de coloração. Depois disso, é hora de apostar na nova cor. 

Redação: Gabrielle Nunes

Publicada em: 18/02/2016
Atualizada em: 24/06/2020

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação