Beleza Extraordinária

Água oxigenada: entenda o nível de clareamento de cada volume e saiba como escolher o produto ideal para o seu cabelo

  • O nível de clareamento do cabelo depende da volumagem da água oxigenada: saiba como descobrir o que você precisa (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • A água oxigenada de 10 e 20 volumes clareia até dois tons de cabelo escuro (Foto: Instagram @frankeerose)
  • A água oxigenada 30 e 40 volumes são indicadas para quem quer o cabelo loiro claro (Foto: Instagram @olaj_arel)
Tela cheia
Previous Next
O nível de clareamento do cabelo depende da volumagem da água oxigenada: saiba como descobrir o que você precisa (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • O nível de clareamento do cabelo depende da volumagem da água oxigenada: saiba como descobrir o que você precisa (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • A água oxigenada de 10 e 20 volumes clareia até dois tons de cabelo escuro (Foto: Instagram @frankeerose)
  • A água oxigenada 30 e 40 volumes são indicadas para quem quer o cabelo loiro claro (Foto: Instagram @olaj_arel)

Quem costuma colorir, descolorir ou fazer mechas no cabelo sabe que a água oxigenada é uma parte importante desse processo. É ela que vai abrir a cutícula do fio para que o trabalho de pigmentação aconteça e seja fixado. É comum, porém, muita gente se confundir com os números de 10 a 40 que aparecem nos rótulos desse produto. Confira abaixo para que serve cada volumagem e o quanto cada uma pode clarear o cabelo. 

Água oxigenada de 10 e 20 volumes clareiam até dois tons de cabelo escuro

Também usada em curativos, a água oxigenada de 10 volumes é a mais branda de todas e apenas serve para quem vai tonalizar o cabelo ou reforçar a cor que está ficando desbotada. Já a de 20 volumes começa a auxiliar na coloração permanente, abrindo as cutículas dos fios para receber uma pigmentação escura como os castanhos: "quanto mais baixa a volumagem, mais escuro o cabelo vai ficar", diz o colorista Ítalo Cardoso. Segundo o cabeleireiro, essa segunda versão clareia até dois tons do cabelo. 

Água oxigenada de 30 e 40 volumes são as indicadas para quem quer um cabelo claro

Quem procura chegar a um tom de castanho claro, loiro escuro ou loiro médio deve recorrer à água oxigenada de 30 volumes - a mais comum em colorações permanentes : "ela clareia até três tons do cabelo", diz Ítalo Cardoso, revelando que essa é a escolha de quem está começando a ficar loira agora. Já para aquelas que querem um efeito bem claro, como o platinado, a indicação é usar a água oxigenada de 40 volumes, que costuma clarear até 4 tons do cabelo. O cabeleireiro lembra que essa é também a versão mais forte do produto e que, por isso, ela precisa ser usada com cuidado: "quanto mais alta for a volumagem, mais rápido esse cabelo vai clarear e, se o fio já estiver um pouco ressecado, a água oxigenada de 40 pode significar ainda mais danos", alerta. 

Amônia potencializa o efeito da água oxigenada

Dependendo do processo que estiver sendo feito, nem sempre é necessária uma alta volumagem de água oxigenada para clarear o cabelo. Ítalo Cardoso diz que a descoloração é um desses processos em que vale a pena ficar de olho: "como a presença da amônia é um pouco mais forte na descoloração, pode acontecer da água oxigenada de 20 clarear 3 tons e a de 40 clarear até 6 ou 7 tons", revela. 

Clareamento com água oxigenada só funciona em cabelos virgens

A frase mais célebre do mundo da coloração é que "tinta não clareia tinta" e isso também vale para o clareamento com água oxigenada. Segundo Ítalo Cardoso, todas essas informações dadas até aqui só se aplicam a um cabelo que está em estado natural, mas o colorista indica a solução para quem pintou o cabelo de escuro e quer clarear: "quem já usa tinta deve fazer uma decapagem ou uma descoloração para retirar todo aquele pigmento", diz.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais