Beleza Extraordinária

Afinamento capilar: Marcos Proença explica o que pode estar deixando o fio mais fino e como combater o problema

  • Marcos Proença explicou as principais causas do afinamento capilar e como combater
Tela cheia
Previous Next
Marcos Proença explicou as principais causas do afinamento capilar e como combater

Muitas pessoas se espantam ao perceber que os fios começaram a perder força e afinar, deixando o visual sem vida. O problema, que pode atingir homens e mulheres de todas as idades, vai muito além de uma condição natural do fio e pode sim ser revertido. Para ajudar nesta tarefa, o beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença explicou as principais causas do afinamento capilar e listou algumas possíveis soluções. Confira. 

Afinamento capilar pode ter diversas causas

Com a tendência de fios volumosos e cheios de movimento, as mulheres estão buscando cada vez mais madeixas encorpadas. Porém, o uso intenso de ferramentas de calor, presença de agentes externos e até mesmo algumas condições naturais podem ser verdadeiros vilões para a aparência dos fios, deixando-os sem volume e vida. De acordo com o especialista Marcos Proença, as questões genéticas são as maiores causas deste afinamento. 

O uso contínuo de ferramentas de calor para modelar os fios, como a chapinha, secador e babyliss, também podem estar prejudicando a estrutura dos cabelos, já que deixam-as com as cutículas abertas e assim perdem os nutrientes com mais facilidade. Desta forma, o cabelo tende a perder volume e o fio a ficar mais fino. Outros fatores, no entanto, também podem causar os sintomas, em níveis mais extremos, como stress e problemas hormonais. "É sempre interessante ter um acompanhamento médico nos casos nos quais a mudança se dá de repente ou de forma muito progressiva", declarou o hairstylist. 

Tratamentos podem ser feitos na hora do banho

Enquanto os casos mais graves, que envolvem fatores genéticos e hormonais, necessitam de um acompanhamento médico especializado, o afinamento capilar mais leve, causado por condições naturais ou agentes externos, pode ser combatido com atitudes simples no dia a dia. "Hoje existem alguns tratamentos típicos que incluem shampoo, condicionador, máscaras e ampolas de aplicação na raiz, que atuam desde a raiz, para retardar o processo, e no fio, para deixá-lo com mais massa", afirmou Marcos Proença.

Esses produtos contém em sua fórmula substâncias como arginina e microproteína, que agem restituindo a massa do fio, ajudando o fio a reforçar a fibra e nutrir o bulbo capilar.  "São o que há de mais novo e revolucionário no segmento, mas são de efeito cosmético, ou seja, se o uso é interrompido, o problema ainda existirá, pois é um processo natural celular", explicou o especialista. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema