Beleza Extraordinária

Afinamento capilar: especialista explica por que o cabelo afina e dá dicas para cuidar do fios mais finos

  • Hereditariedade, deficiência de vitaminas e hábitos corriqueiros podem afinar o cabelo (Foto: Pixelformula)
  • O fio de cabelo muda de espessura ao longo da vida (Foto: Pixelformula)
  • Descubra o que é o afinamento capilar e por quê o cabelo afina (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Hereditariedade, deficiência de vitaminas e hábitos corriqueiros podem afinar o cabelo (Foto: Pixelformula)
  • Hereditariedade, deficiência de vitaminas e hábitos corriqueiros podem afinar o cabelo (Foto: Pixelformula)
  • O fio de cabelo muda de espessura ao longo da vida (Foto: Pixelformula)
  • Descubra o que é o afinamento capilar e por quê o cabelo afina (Foto: Pixelformula)

Muitas mulheres se espantam quando percebem que o cabelo está ficando mais fino e ralo. O chamado afinamento capilar pode ser causado por uma série de alterações no organismo e também por alguns hábitos da rotina cheia e corrida. Com ajuda médica e algumas mudanças no dia a dia, é possível conter o problema. Para saber mais, o Beleza Extraordinária conversou com o professor e médico tricologista Valcinir Bedin, que explicou por que os cabelos afinam e deu dicas para contornar a situação. Confira!

Descubra por que os cabelos afinam


Segundo o tricologista Valcinir Bedin, é natural que o fio de cabelo mude de espessura ao longo da vida. “Ao nascer, ele tem um diâmetro que cresce até por volta dos 20 anos, aí ele se estabiliza e fica com a mesma espessura até os 50 anos”, explica. “Depois dessa idade o fio volta a ficar mais fino até os 80 aproximadamente.”
Os cabelos ficam mais finos graças a um enfraquecimento do folículo piloso - estrutura composta pelo fio de cabelo e seus elementos constituintes, como o bulbo, a glândula sebácea e outros - por motivos que variam de hereditariedade e problemas na tireóide à deficiência de vitaminas do complexo B. “Como o cabelo é uma proteína, a dieta tem uma importância muito grande”, diz o especialista. “A calvície, que é uma doença heredo constitucional, também leva a uma miniaturização dos fios, com seu afinamento”.

Hábitos corriqueiros e excesso de químicas podem deixar o cabelo ainda mais fino


É certo que alterações no organismo podem deixar os cabelos mais finos, mas uma série de hábitos corriqueiros também podem piorar o problema. Deixar um grande espaço de tempo entre lavagens e esfregar o cabelo com a toalha são um dos principais fatores, já que o acúmulo de resíduos e o atrito podem afinar os fios. O calor - seja da água quente do chuveiro ou da chapinha e do secador - deixa as mechas mais quebradiças e ressecadas, o que também pode deixar o cabelo mais ralo. Se você faz químicas no cabelo, atenção: “excessos químicos também podem levar à perda de queratina e afinamento dos fios”, avisa o especialista.

Tratamentos específicos e mudança de hábitos podem ajudar a conter a situação


É preciso descobrir o motivo por trás dos cabelos mais finos para tratar corretamente o afinamento capilar. “A primeira atitude é descobrir a causa e tentar corrigi-la”, diz Bedin. O melhor a se fazer, portanto, é consultar um especialista, para que ele possa diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Mudar a temperatura do banho, secar o cabelo de maneira mais suave e manter uma dieta balanceada também pode evitar que os fios fiquem mais finos. “Evitar procedimentos químicos agressivos e repetitivos, deixar os cabelos sem agressão por 4 a 6 meses ajuda muito”, recomenda o profissional.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais