Adstringente ou tônico? Entenda a diferença e saiba quando apostar em cada um deles

Uma boa limpeza da pele não deve terminar no uso do sabonete facial - e, por isso, até mesmo a rotina simples de beleza precisa contar com a ajudinha extra do tônico ou adstringente para se livrar dos resquícios de maquiagem e impurezas trazidas pela poluição.

Mas vale ficar de olho: apesar de cumprirem a mesma função, esses dois cosméticos - que prometem limpar profundamente os poros - não são iguais e, por isso, costumam ser recomendados para tipos de pele diferentes.

Quer saber o que eles fazem e pegar algumas dicas de como escolher o melhor para o seu ritual de cuidados? Continue lendo a matéria e anote as dicas! 

Para que servem o tônico e o adstringente? Entenda a função dos dois produtos no ritual de beleza

Quem é uma beauty expert sabe que é preciso dividir o ritual de limpeza em duas - ou até mais! - etapas, e é justamente no segundo passo do processo que o tônico ou adstringente deve ser inserido. Essa ajudinha extra para retirar as impurezas mais difíceis de sair é fundamental pois o sabonete do rosto não é capaz de, sozinho, limpar profundamente os poros - mesmo que a lavagem seja repetida várias vezes.

Além disso, enquanto entregam aquela sensação de pele fresquinha depois do uso, outras funções desempenhadas por esses produtos são equilibrar o pH da pele, a quantidade de água e óleo nas glândulas e, por fim, preparar o rosto para o passo seguinte da rotina, que seria a hidratação.

Diferenças entre tônico e adstringente estão na capacidade secativa de cada um

No entanto, ainda que sejam pensados para a mesma tarefa, suas fórmulas são bem diferentes e, por conta disso, vale a explicação: enquanto o adstringente possui uma concentração maior de álcool e outros agentes secativos em sua composição - ajudando bastante a controlar a oleosidade excessiva -, o tônico facial comum é mais suave, com ativos mais calmantes e leves, não deixando a impressão de repuxamento na pele, que é característica do adstringente.

Como escolher entre os dois? Se baseando nas composições diferentes, é válido dizer que a melhor escolha deve ser feita a partir do tipo de pele. Assim, o adstringente é perfeito para  peles oleosas e zona "T" das mistas, enquanto o tônico é indicado para quem tem a pele seca e precisa de um tratamento mais delicado no rosto.

O que acontece se eu usar o produto errado? Caso alguém com pele seca use um adstringente regularmente, o risco é de que o rosto fique bem ressecado e com descamação frequente. Da mesma maneira, se uma pessoa de pele oleosa optar pelo tônico, a pele não terá seu nível de oleosidade completamente controlado, o que pode resultar no surgimento de cravos e espinhas. 

Tônicos ou adstringentes devem ser usados todos os dias antes do protetor solar

Por fim, vale reforçar que os dois produtos devem ser escolhidos da melhor maneira e usados todos os dias, pelo menos duas vezes - ou seja, na mesma frequência que a limpeza feita pelo sabonete facial. É só depois de usá-los é que a pele estará pronta para receber o protetor solar e maquiagem para o dia. Dessa maneira, a sensação de poros entupidos e muito visíveis será combatida e o resultado da limpeza será sempre refrescante - do jeitinho que todas queremos!

 

Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/adstringente-ou-tonico-entenda-a-diferenca-e-saiba-quando-apostar-em-cada-um-deles" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/adstringente-ou-tonico-entenda-a-diferenca-e-saiba-quando-apostar-em-cada-um-deles", "name": "adstringente-ou-tonico-entenda-a-diferenca-e-saiba-quando-apostar-em-cada-um-deles" } } ] }