Beleza Extraordinária

Acne no verão: saiba como prevenir e cuidar da pele na estação

  • Saiba como cuidar da pele com acne durante o verão
Tela cheia
Previous Next
Saiba como cuidar da pele com acne durante o verão

A estação do ano mais aguardada pelos brasileiros chegou com força total: sol intenso, pele bronzeada e muitas idas à praias e piscinas. Mas além de todos os benefícios da temporada, o verão também é conhecido por trazer muitos problemas para a pele. Um deles é a acne, que se agrava com a exposição solar e nem sempre pode ser tratada da maneira convencional. Para acabar com as dúvidas, confira algumas dicas para cuidar da pele na estação mais quente do ano e prevenir os temidos cravos e espinhas. 

Entenda por que a acne é mais comum no verão

Com as altas temperaturas do verão marcando presença, é comum sentir a pele mais oleosa. E é justamente o aumento da produção de óleo que intensifica o aparecimento de acnes na pele. A exposição solar mais intensa e os mergulhos em piscinas com águas tratadas com cloro também podem obstruir os poros e deixar a pele mais ressecada e, consequentemente, com mais cravos e espinhas.  

Acne pode ser prevenida com medidas simples

Para evitar que as temidas acnes intensifiquem na temporada de calor, a dica é não abrir mão do protetor solar em nenhuma ocasião. O item, além de ajudar a manter a pele protegida, ainda vai garantir que o rosto esteja sempre com a hidratação adequada. Porém, é importante escolher produtos com fórmulas livres de óleos e com, no mínimo, FPS 30. 

Sempre que mergulhar na água do mar ou da piscina, além de reaplicar o filtro solar, vale também lavar o rosto  com água doce e limpa, que vai ajudar a remover as substâncias que podem ressecar a pele e obstruir os poros. 

Saiba como tratar a acne na temporada de calor

As mulheres que sofrem com as acnes estão quase sempre buscando tratamentos para combater os cravos e espinhas. O problema é que os procedimentos à base de ácidos - que costumam ser os mais indicados pelos dermatologistas - são incompatíveis com as radiações solares, podendo causar até mesmo manchas e marquinhas na pele. 

Por isso, durante a temporada, a dica é procurar um especialista para saber quais mudanças podem ser feitas no seu tratamento, removendo as substâncias mais fortes e incluindo procedimentos simples como esfoliações e até mesmo antibióticos em loção, caso haja inflamação na área. Em seguida, vale intensificar o uso de filtro solar e chapéu, investir em limpezas mais completas da pele e ainda mudar a alimentação, incluindo produtos que aumentem o FPS natural.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais