Beleza Extraordinária

Acne na gravidez: o que é e o que fazer para eliminar as espinhas na gestação

  • Entenda o que é a acne gestacional e confira a opinião de uma dermatologista sobre qual o melhor tratamento para o problema (Foto: Shutterstock)
  • Durante a gravidez, é importante que o tratamento da acne seja feito com acompanhamento médico (Foto: Shutterstock)
  • A pele do rosto e corpo deve ser mantida sempre hidratada, para evitar mais espinhas (Foto: Instagram @olej_arel)
Tela cheia
Previous Next
Entenda o que é a acne gestacional e confira a opinião de uma dermatologista sobre qual o melhor tratamento para o problema (Foto: Shutterstock)
  • Entenda o que é a acne gestacional e confira a opinião de uma dermatologista sobre qual o melhor tratamento para o problema (Foto: Shutterstock)
  • Durante a gravidez, é importante que o tratamento da acne seja feito com acompanhamento médico (Foto: Shutterstock)
  • A pele do rosto e corpo deve ser mantida sempre hidratada, para evitar mais espinhas (Foto: Instagram @olej_arel)

Você já ouviu falar em acne gestacional? Na busca por uma pele perfeita, as espinhas são sempre um grande incômodo e  durante a gravidez o problema pode voltar a aparecer, até de quem já se livrou da acne da adolescência. No entanto, neste período os cuidados devem ser bem mais regrados e cuidadosos. Para esclarecer todas as suas dúvidas, o Beleza Extraordinária conversou com a dermatologista Renata Ayd, que explicou o que é a acne gestacional e aconselhou sobre os melhores tratamentos. Confira!

Alterações hormonais são a principal causa do aparecimento da acne gestacional

Durante os meses da gravidez, muitas sofrem com o aparecimento de espinhas na pele, especialmente no rosto, peito e costas. Segundo a dermatologista Renata Aya, se o problema aparece em mulheres que não costumam ter acne, é provável que a origem seja hormonal. "A acne durante a gestação ocorre devido ao aumento dos níveis de progesterona no sangue. As alterações de hormônios sexuais são as grandes causadoras da chamada acne gestacional", explicou a especialista. 

Tratamentos para a acne durante a gestação devem ter acompanhamento médico 

A grande dúvida de quem tem acne durante a gravidez é sobre qual o melhor jeito de eliminar as espinhas já que alguns tratamentos, tanto internos quanto tópicos, podem ser muito agressivos durante este período tão delicado. De acordo com Renata, o acompanhamento médico é indispensável. "Durante a gestação, vários medicamentos devem ser evitados e mesmo as substâncias tópicas devem ser indicadas pelo dermatologista, pois dependendo das concentrações, não devem ser usadas", contou.

Além disso, é importante manter os cuidados de limpeza anti-oleosidade. "Sabonete adstringente e protetor solar livre de óleo devem ser usados durante todo o período. Hoje em dia existem vários cremes que ajudam a controlar a oleosidade e que podem ser usados sem restrições na gravidez", explicou a dermatologista, que também defende a esfoliação mais profunda com peeling de diamante e cristal, evitando os químicos. 

Hidratação da pele e hábitos de vida saudáveis devem ser mantidos em dia

No entanto, mesmo com uma produção exagerada de oleosidade no rosto, é essencial hidratar bastante a pele! "A pele do corpo deve estar bem hidratada com cremes e óleos, mas eles não devem ser usados próximos ao rosto", explicou Renata. O ideal é optar por fórmulas leves e livres de óleo, ou mesmo investir nas águas hidratantes. "Na área da face, uma boa dica é hidratar a pele com águas termais e águas micelares que podem ser borrifadas várias vezes ao dia sem piorar a oleosidade", contou. Uma dieta balanceada e sem exageros nos carboidratos e gorduras é outro dos conselhos da dermatologista, já que ajuda a regular a intolerância à insulina, que também interfere na pele.

Redação: Leonor Militão

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação