Beleza Extraordinária

Ácido hialurônico: descubra 4 benefícios do ativo para a pele oleosa

  • O ácido hialurônico é um poderoso hidratante que não pode faltar na rotina de skin care. Conheça os benefícios desse ativo para a pele oleosa! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • O   hidratante para pele oleosa com   ácido hialurônico auxilia na prevenção de linhas finas e rugas, além de evitar o efeito rebote. (Foto: Instagram, @thetennillelife_)
  • Saiba como incluir os   produtos para pele oleosa com ácido hialurônico na composição na sua rotina de skincare. (Foto: Instagram @jaymejo)
Tela cheia
Previous Next
O ácido hialurônico é um poderoso hidratante que não pode faltar na rotina de skin care. Conheça os benefícios desse ativo para a pele oleosa! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • O ácido hialurônico é um poderoso hidratante que não pode faltar na rotina de skin care. Conheça os benefícios desse ativo para a pele oleosa! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • O   hidratante para pele oleosa com   ácido hialurônico auxilia na prevenção de linhas finas e rugas, além de evitar o efeito rebote. (Foto: Instagram, @thetennillelife_)
  • Saiba como incluir os   produtos para pele oleosa com ácido hialurônico na composição na sua rotina de skincare. (Foto: Instagram @jaymejo)

O ácido hialurônico é um ativo conhecido pelo seu alto poder de hidratação que proporciona uma série de benefícios para a pele, inclusive a pele oleosa. Apesar de ter uma produção mais elevada de sebo, esse tipo de pele também pode ser tratada com produtos ricos nesse ativo e colher resultados que vão da redução de linhas finas até a redução de manchas. Para desmistificar o uso de produtos com ação hidratante para pele oleosa, o Beleza Extraordinária listou 4 benefícios do ácido hialurônico para esse tipo de pele. Confira:

1) O ácido hialurônico hidrata a pele sem pesar nas versões em sérum

Uma das principais funções do ácido hialurônico é a hidratação da pele. Esse ativo consegue reter moléculas de água na derme, o que auxilia na prevenção do ressecamento e mantém o viço do rosto. Produzido naturalmente pelo organismo, o ácido hialurônico é seguro para todos os tipos de pele, além de não ser fotossensibilizante (ou seja, pode ser utilizado durante o dia) e não-gorduroso. Por isso, é uma escolha segura para quem tem pele oleosa.

Mas escolher produtos para pele oleosa vai além dos ativos certos. Para hidratar esse tipo de pele sem provocar aumento na oleosidade é importante escolher um produto de textura leve para entrar em contato com a cútis, como o sérum.

O sérum é muito indicado para os cuidados com a pele oleosa, por ser uma substância mais leve e aquosa que é rapidamente absorvida e deixa um efeito sequinho. Por isso, o sérum ácido hialurônico é considerado um dos melhores hidratantes para pele oleosa.

2) Hidratante para pele oleosa com ácido hialurônico combate os sinais de envelhecimento 

Para quem se preocupa com a prevenção dos sinais de idade, um creme para pele oleosa com ação anti-idade é fundamental nos cuidados com o rosto. E é aí que o ácido hialurônico entra novamente. Esse ativo também tem ação preenchedora que auxilia na redução de rugas e linhas finas. O poder hidratante desse ativo também é um aliado nos sinais da idade porque peles ressecadas tendem a acusar o envelhecimento mais rápido e visivelmente.

Para quem já começou a apresentar as primeiras linhas de expressão, vale substituir o hidratante comum por um hidratante facial com ácido hialurônico para o dia e outro para a noite. Quem ainda não apresentou nenhum sinal, mas sente a necessidade de prevenir também pode utilizar esse tipo de produto já que o ácido hialurônico também é liberado para uso em todas as idades.

3) Hidratante, pele oleosa e efeito rebote: skin care com ácido hialurônico pode auxiliar no controle da produção de sebo 

Para quem tem pele oleosa, evitar o efeito rebote é primordial nos cuidados com a face. Um erro muito comum das pessoas que têm essa característica é limpar excessivamente o rosto, muitas vezes com produtos agressivos, e não tratar a pele depois. Esse costume pode danificar a barreira cutânea da pele (uma camada externa responsável pela proteção da pele e por evitar que ela fique desidratada) e provocar o efeito rebote, que é quando a pele aumenta ainda mais a produção de sebo para compensar a falta de hidratação.

A principal forma de evitar que isso aconteça é hidratando a pele sempre após fazer o ritual de limpeza com ativos super hidratantes, como o ácido hialurônico, que vai auxiliar na proteção da barreira cutânea e evitar o efeito rebote. Com o uso correto e contínuo, pode ser que o seu hidratante para pele oleosa auxilie no controle da produção de sebo.

4) A redução da flacidez também é um dos benefícios dos produtos para pele oleosa com esse ativo na composição

Outra ação poderosa do ácido hialurônico é o estímulo da produção de colágeno, que é fundamental para a firmeza da pele. Tão logo completamos 25 anos de idade, a produção natural de colágeno pelo organismo começa a ser reduzida consideravelmente, provocando a indesejada flacidez. Para manter a pele firme por mais tempo, o hidratante facial para pele oleosa com ácido hialurônico na composição se torna um curinga, porque entrega todos os benefícios que o ativo oferece enquanto estimula a produção de colágeno e reduz a flacidez.

Skin care pele oleosa: dicas de como incluir produtos com ácido hialurônico na rotina

Agora que você conhece os benefícios do ácido hialurônico para pele oleosa, que tal aprender como incluir produtos com esse ativo na sua rotina? A primeira dica é sempre aplicar produtos de tratamento com a pele limpa: a limpeza de pele é fundamental para remover as impurezas da pele e evitar a obstrução dos poros. A segunda dica é sempre aplicar os produtos mais leves primeiro, como os séruns, e depois fazer a aplicação de produtos mais cremosos como nesse exemplo de rotina:

Rotina diurna: 

Passo 1: limpar a pele

Passo 2: hidratar a pele com sérum para pele oleosa

Passo 3: aplicar o creme facial anti-idade diurno com ácido hialurônico

Passo 4: aplicar o protetor solar

Rotina noturna:

Passo 1: limpar a pele

Passo 2: hidratar a pele com sérum para pele oleosa

Passo 3: aplicar o creme facial anti-idade noturno com ácido hialurônico

Lembre-se de sempre aplicar os produtos fazendo movimentos circulares e de baixo para cima. Além dos produtos para a pele oleosa com ácido hialurônico, uma vez por semana você pode fazer uma máscara facial preenchedora com esse mesmo ativo para potencializar os resultados.

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação