Beleza Extraordinária

Ácido hialurônico: 10 principais mitos e verdades sobre a substância esclarecidos na matéria

  • Saiba tudo sobre o ácido hialurônico e tire suas dúvidas sobre o assunto (Foto: Instagram @lorealskin)
Tela cheia
Previous Next
Saiba tudo sobre o ácido hialurônico e tire suas dúvidas sobre o assunto (Foto: Instagram @lorealskin)

Ninguém nega que o ácido hialurônico é o queridinho do momento, especialmente entre as antenadas nas novidades de skincare! Essa substância - que existe naturalmente no corpo humano preenchendo os espaços entre as células - é responsável por deixar a pele firme e lisinha, por isso, logo conquistou espaço na rotina de beleza e nos cremes para o rosto.

Mas afinal de contas, esses cremes com ácido hialurônico só podem ser usados em alguns tipos de pele? O ativo realmente elimina as rugas? Tem mesmo idade certa para começar a aproveitar os benefícios? Veja o que é mito e o que é verdade sobre o assunto aqui na matéria!

1. Ácido hialurônico pode ser usado em todos os tipos de pele?

VERDADE! O ácido hialurônico está presente naturalmente no organismo humano, por isso, não há restrição sobre o uso de dermocosméticos com esse ativo - que entrega benefícios como mais hidratação e firmeza para todos os tipos de pele. Já para a versão injetável da substância, existe um risco mínimo de rejeição.

2. Pegar sol depois de usar o ácido hialurônico pode manchar a pele?

MITO! O ácido hialurônico não é capaz de causar manchas se a pele entrar em contato com o sol - assim como acontece com outros ácidos, como salicílico ou retinoico. De qualquer forma, é importante proteger a pele diariamente para que os raios UV não acelerem a produção de radicais livres no organismo.

3. O creme com ácido hialurônico tem o mesmo efeito que o ativo injetável?

MITO! Enquanto o creme com ácido hialurônico tem função de melhorar os níveis de hidratação e minimizar as primeiras rugas gradualmente, o ácido hialurônico injetável tem como objetivo preencher partes específicas do rosto de forma instantânea em procedimentos como a harmonização facial.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

4. Ácido hialurônico e botox são a mesma coisa? 

MITO! O ácido hialurônico injetável e o botox não são a mesma coisa. Enquanto o botox (toxina botulínica) é injetado no músculo para relaxá-lo e, assim, diminuir as rugas, o ácido hialurônico injetável é aplicado apenas onde falta volume no rosto, dando sensação de preenchimento facial. 

5. Pode usar o ácido hialurônico em qualquer idade?

VERDADE! O ácido hialurônico pode ser usado em qualquer idade para melhorar os níveis de hidratação no rosto. No entanto, vale reforçar que ele é ainda mais indicado a partir dos 25 anos, para amenizar as primeiras rugas e manter a pele lisinha por mais tempo.

6. O efeito do ácido hialurônico é permanente?

MITO! O efeito do ácido hialurônico não é permanente tanto no uso tópico quanto na aplicação injetável. No caso dos cremes, os primeiros resultados aparecem em alguns dias e é preciso reforçar a dose da substância diariamente para que eles permaneçam. Já no procedimento injetável, o tempo de efeito varia entre nove meses e um ano.

7. O ácido hialurônico ameniza a aparência das rugas?

SIM! O ácido hialurônico age preenchendo os espaços entre as células e melhorando os níveis de hidratação do rosto, por isso, consegue amenizar as rugas e linhas de expressão - especialmente aquelas primeiras que aparecem na pele a partir dos 25 anos.

8. Creme com ácido hialurônico substitui o hidratante facial?

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

DEPENDE! O creme com ácido hialurônico só substitui o hidratante facial se a concentração do ativo for alta e eficiente. O creme Revitalift Hialurônico, por exemplo, tem o ácido hialurônico clássico + ácido hialurônico fragmentado na fórmula, por isso, tem um alto poder de hidratação e pode entrar no lugar do hidratante na rotina.

9. Pode usar outros produtos de pele junto com ácido hialurônico?

SIM! O ácido hialurônico pode ser combinado a outros produtos e ativos específicos para a pele, como a vitamina C, o retinol e outros. Inclusive, é importante realçar que essas combinações podem ser muito benéficas para a pele, mantendo ela ainda mais firme, hidratada e viçosa.

10. O creme com ácido hialurônico diminui a aparência das olheiras?

SIM, mas... O creme com ácido hialurônico é mais eficaz para diminuir a aparência das olheiras profundas, justamente porque essa substância tem função de preenchimento. Se o problema são olheiras pigmentadas demais, é necessário aliar o uso de ativos clareadores na rotina de cuidados.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?