Beleza Extraordinária

A sua rotina de cuidados com o cabelo não está fazendo efeito? Saiba o que você pode estar fazendo errado!

  • Sua rotina de beleza com os cabelos parou de fazer efeito? Saiba o que pode estar afetando os seus cuidados (Foto: Instagram @foreverflawlyss)
  • Os seus cabelos podem estar com acúmulo de resíduos: é necessário usar um pré-shampoo todas as semanas (Foto: Instagram @sofiajamora)
  • Aplicar o creme de pentear em cabelos secos também interfere com a sua ação finalizante (Foto: Instagram @elliemartn)
Tela cheia
Previous Next
Sua rotina de beleza com os cabelos parou de fazer efeito? Saiba o que pode estar afetando os seus cuidados (Foto: Instagram @foreverflawlyss)
  • Sua rotina de beleza com os cabelos parou de fazer efeito? Saiba o que pode estar afetando os seus cuidados (Foto: Instagram @foreverflawlyss)
  • Os seus cabelos podem estar com acúmulo de resíduos: é necessário usar um pré-shampoo todas as semanas (Foto: Instagram @sofiajamora)
  • Aplicar o creme de pentear em cabelos secos também interfere com a sua ação finalizante (Foto: Instagram @elliemartn)

Para conquistar cabelos saudáveis, brilhosos e cheios de movimento, é necessário investir em produtos específicos para o seu tipo e textura de cabelo - oleoso, seco, liso, cacheado, crespo... Hoje em dia existem inúmeras opções de tratamento no mercado, mas sem a rotina certa e os cuidados adequados, todo o investimento pode ser colocado a perder! Por isso, para tirar o máximo proveito dos seus produtos capilares, confira as dicas e saiba o que pode estar fazendo errado na sua rotina.

1. Entenda a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução

Um dos maiores erros cometidos na hora de comprar produtos capilares é a confusão entre hidratação, reconstrução e nutrição. Cada função serve para um determinado problema: a hidratação é para manter a saúde do fio, a nutrição para dar mais brilho e emoliência às madeixas e a reconstrução para devolver a elasticidade dos cabelos. Usar uma máscara com ativos emolientes em cabelos danificados quimicamente não vai devolver o seu balanço natural; já uma máscara reconstrutora pode deixar cabelos saudáveis mais rígidos. 

2. Uma vez por semana, remova o acúmulo de produtos com um pré-shampoo

Outra coisa que pode estar interferindo com a ação dos seus produtos é o acúmulo de resíduos que fica no couro cabeludo e ao redor das fibras de cabelo ao longo da semana. Com todos os cuidados hidratantes e umectantes, como óleos, cremes e outros finalizadores, as madeixas vão ficando saturadas, o que faz com que não respondam aos tratamentos como devido. Por isso, é importante fazer um "detox capilar" todas as semanas, com um shampoo anti-resíduos ou pré-shampoo.

3. Conheça a textura do seu cabelo antes de investir em produtos capilares

Além de saber quais são as necessidades do estado do seu fio, para entender se precisa ser nutrido, hidratado ou reconstruído, é essencial conhecer muito bem a textura do seu cabelo - seja essa natural ou quimicamente modificada - e descobrir quais os tratamentos que têm uma melhor performance na melhora do seu aspecto. Os produtos finalizadores também devem estar de acordo com o tipo do seu fio, para ter o melhor efeito possível no resultado final.

4. Aplique o creme de pentear com os cabelos úmidos

Se o seu creme de pentear parece deixar o seu cabelo rígido e sem movimento, provavelmente isso significa que você não está aplicando o produto do jeito certo! Para hidratar, dar movimento e definir as mechas, este tipo de fórmula deve ser usada com os cabelos úmidos, secos apenas com toalha depois da lavagem. Isso acontece porque, para ser absorvido pelo fio, o produto precisa ser carregado pela água - se não se fundir com a umidade do cabelo, o produto fica sobre a fibra capilar e não é absorvido. 

5. Não aparar os fios com frequência também pode estar interferindo na ação dos seus produtos

De nada adianta investir em um cronograma capilar superespecífico se o corte do seu cabelo não estiver em dia! Pontas secas, abertas, porosas e danificadas acabam com o aspecto saudável do cabelo e, em alguns casos, não podem ser recuperadas com tratamentos. A saída mesmo é cortar! Por isso, reserve umas horas a cada três meses para aparar as pontinhas dos fios.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais