Beleza Extraordinária

A importância de reaplicar o protetor solar e o tempo indicado para cada FPS

  • Protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas e seu FPS não influencia no tempo de intervalo
Tela cheia
Previous Next
Protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas e seu FPS não influencia no tempo de intervalo

A temporada primavera-verão está apenas começando e junto com ela os dias de calor e maior exposição ao sol. Como os meses mais quentes do ano incentivam a ida à praia e à piscina, é fundamental manter a pele sempre protegida dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta, que pode causar danos, como manchas, queimaduras e envelhecimento precoce. E parte fundamental desta proteção é a reaplicação do filtro solar com intervalos regulares.

Protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas

Os dermatologistas são unânimes ao afirmar que, assim como a maioria dos repelentes contra mosquitos, o filtro solar deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas. Este intervalo é o mais adequado para que a pele não fique desprotegida em nenhum momento. "A reaplicação não está relacionada à perda da eficácia do produto, mas apenas a uma redução de seu efeito", afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.

"O filtro solar tem seu efeito diminuído com o tempo, pois ele vai sendo absorvido pela pele", explica a dermatologista Aline Vieira. No entanto, existem outros fatores que podem reduzir seu tempo de eficácia. "O produto pode ter sua ação diminuída quando em contato com o suor excessivo ou água da piscina ou do mar", completa ela. Por isso, nestes casos, os especialistas recomendam não esperar o tempo de intervalo e fazer a reaplicação imediatamente.

FPS não tem influência no tempo de reaplicação

O fator de proteção solar, no entanto, não tem absolutamente nenhuma influencia sobre o tempo de reaplicação do produto. Um protetor com FPS 50 não "dura" mais na pele do que um produto com FPS 30, por exemplo. "O fato de termos filtros solares com diferentes FPS não implica em alterarmos o intervalo de aplicação", garante Gabriella, coordenadora da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro. "Quando se prescreve determinado fator para certo tipo de pele, ele deve ser mantido durante todo o período de exposição", complementa Aline.

No dia a dia, quando se passa a maior parte do tempo em ambiente fechado, a reaplicação pode ser mais espaçada do que naqueles de exposição direta ao sol. "Nestes casos, eu recomendo a aplicação do produto às 8h, às 11h e às 14h, aumentando o intervalo para a cada três horas", afirma Gabriella. Porém, não deixe de usar o filtro em nenhuma situação, já que o produto também protege a pele dos efeitos nocivos da luz artificial.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais