Beleza Extraordinária

A história por trás do corte de cabelo "Beatle"

  • O corte chamado "Beatle" ficou conhecido no mundo inteiro
  • Os "Reis do iê iê iê" no auge da fase romântica do grupo
  • Stuart Sutcliffe, o primeiro baixista da banda e Astrid  Kirchherr , a namorada que apresentou o corte de cabelo à banda
  • Em mulheres, a franja curta jogada para o lado faz o corte mais feminino
  • Os fios curtos e platinados são aposta nas passarelas
Tela cheia
Previous Next
O corte chamado "Beatle" ficou conhecido no mundo inteiro
  • O corte chamado "Beatle" ficou conhecido no mundo inteiro
  • Os "Reis do iê iê iê" no auge da fase romântica do grupo
  • Stuart Sutcliffe, o primeiro baixista da banda e Astrid  Kirchherr , a namorada que apresentou o corte de cabelo à banda
  • Em mulheres, a franja curta jogada para o lado faz o corte mais feminino
  • Os fios curtos e platinados são aposta nas passarelas

O corte de cabelo com fios um pouco maiores do que o normal para um rapaz inglês na década de 1950 e com franja marcou a fase romântica do grupo The Beatles e virou moda por todo o mundo. Apesar da mudança no estilo da banda que começou como um tipo de "boy band" com letras românticas e leves e a partir da década de 1967 transformou-se em não só uma "pregação" do amor livre, como uma forma de protestar contra a desigualdade, o corte de cabelo usado pelos quatros rapazes já havia criado identidade ao grupo.

Corte inspirado nos jovens franceses

O que muita gente não sabe, é que na realidade o corte de cabelo em formato de "cuia" não foi inventado por John, Paul, George ou Ringo. O cabelo penteado para frente era moda entre os jovens franceses, estilo que foi apresentado a John por Astrid Kirchherr, namorada de Stuart Sutcliffe, o primeiro baixista da banda e colega de classe de Lennon na escola de artes Liverpool College of Art. Primeiramente, Astrid cortou o cabelo de Stuart desse modo quando estavam todos em Hamburgo para comemorar o aniversário de John e a banda também resolveu aderir.

Na época, Astrid havia visto o penteado em um filme de Jean Cocteau de 1959, "O Testamento de Orfeu", no qual Jean Marais, o ator favorito do diretor, penteou seu cabelo para frente, para representar Édipo. Esta é a verdadeira origem do famoso corte "Beatle". Em entrevistas, John Lennon chegou a declarar quando era perguntado pela origem do corte "Beatle" e respondia que na realidade, eles não o inventaram, apesar de todos pensarem que sim, que o estilo era usado por milhões de pessoas nas escolas de arte e que eles teriam sido apenas uma vitrine.

Atualmente, muitos jovens que pretendem seguir carreira como músico ou já possuem uma banda, ainda se inspiram no corte "bom moço" usado pelos "Reis do iê iê iê".

Corte andrógino

Se em 1961 na França o corte já era usado por moças e rapazes, atualmente o "curtinho" garante um visual andrógino e moderno a muitas mulheres. Versáteis, as madeixas curtas possuem diversos formatos e combinam com todos os estilos. O corte ainda pode ser usado com um franjão liso na altura da boca ou do queixo, dando um ar mais feminino ao visual.

Entre as famosas, Miley Cyrus aposta no corte "joãozinho" e usa os fios arrepiados em tom platinado. Anne Hathaway também aderiu à moda no ano passado e os usa comportados com franja.

Outro tipo de androginia também é vista como tendência nos dias atuais apesar de ser usada desde a década de 1970. Os longos fios passaram a fazer parte do visual dos homens mais modernos. Atualmente, quem investe no look com cabelos grandes e loiras é o modelo internacinal Andrej Pejic. O sérvio de 21 anos tem traços extremamente delicados e desfila em passarelas do mundo todo tanto para coleções masculinas, quanto femininas.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais