Beleza Extraordinária

A fitagem não funciona no meu cabelo! Descubra 5 possíveis erros na hora finalização e aprenda a definir os cachos

  • Descubra porque a fitagem pode não funcionar no seu cabelo cacheado! (Foto: Instagram @larissabruin)
  • A fitagem pode não funcionar em alguns tipos de cabelo cacheado. Descubra 5 fatos sobre a fitagem na matéria (Foto: Instagram @ownbyfemme)
  • Sua fitagem não dá certo no cabelo cacheado? Confira 5 coisas que você pode estar fazendo errado na hora da finalização (Foto: Instagram @delphimichanu)
Tela cheia
Previous Next
Descubra porque a fitagem pode não funcionar no seu cabelo cacheado! (Foto: Instagram @larissabruin)
  • Descubra porque a fitagem pode não funcionar no seu cabelo cacheado! (Foto: Instagram @larissabruin)
  • A fitagem pode não funcionar em alguns tipos de cabelo cacheado. Descubra 5 fatos sobre a fitagem na matéria (Foto: Instagram @ownbyfemme)
  • Sua fitagem não dá certo no cabelo cacheado? Confira 5 coisas que você pode estar fazendo errado na hora da finalização (Foto: Instagram @delphimichanu)

A fitagem é a técnica de finalização queridinha de quem gosta de cachos bem definidos! Feita com o creme para pentear ou leave-in, ela tira o frizz, deixa o cabelo com mais brilho e, de quebra, garante um monte de "day after".

Você já tentou fazer a fitagem e não deu muito certo? Separamos uma lista com 5 possíveis coisas que podem estar acontecendo. Confira! 

1. Seu cabelo pode ser ondulado ou do tipo 3A

A ideia da fitagem é separar o cabelo em mechas que lembram fitas - daí o nome! - para que sejam amassadinhas para formar os cachos. Só que esse processo pode não funcionar nos cachos do tipos 2, que são ondulados, e no cacho 3A, que é mais grosso e aberto: é que ao separar as "fitas", eles perdem a definição, ficam muito pesados e sem volume. A técnica funciona melhor nos cachos dos tipos 4, 3B e 3C.

Dica: você pode tentar fazer uma fitagem despretensiosa, sabe? Em vez de separar o cabelo em várias mechas finas, tente separar 3 ou 4 seções e amassar cada uma das pontas para o comprimento, sem chegar na raiz. Lembre-se de usar um creme para pentear de textura bem fluida para não pesar nos fios! 

2. Você pode estar fazendo a fitagem com o cabelo muito molhado

Se a fitagem não fica perfeita, uma dica de ouro pode mudar todo o efeito: a umidade do cabelo. A dica é fazer a fitagem com os fios úmidos, não muito molhados, porque a água impede que o creme seja absorvido por cada parte do fio - sem contar que o produto pode acumular e deixar os cachos esbranquiçados depois que o cabelo estiver seco.

Como fazer: o ideal é usar uma camisa de algodão para retirar bem o excesso de água após o banho. Então, está liberado começar a fitagem! 

3. Você pode estar usando a textura de creme para pentear errada

A fitagem também pode não dar certo se você errar na textura do creme para pentear. Se você fez todo o passo a passo da técnica e, ao secar, o cabelo ficou indefinido, pode ser que seus fios precisem de um creme mais pesado - como acontece nos cachos dos tipos 3B, 3C e os tipo 4, por exemplo. 

Agora, se o efeito da fitagem foi deixar o cabelo mega pesado, com os cachos muito fechadinhos e sem definição perfeita, tente usar um creme mais leve. 

4. Você pode estar usando a escova errada na hora da fitagem

Uma boa escova pode te dar uma ajudinha na hora de separar o cabelo em "fitas", viu? Se você costuma usar os dedos para separar as mechas, mas a técnica ainda não deu muito certo com você, tente usar uma escova estilo raquete com cerdas bem firmes e separadas: é só separar o cabelo em seções, passar a escova desde a raiz e amassar das pontas para cima. 

Dica: use uma escova para desembaraçar os cabelos já no banho! Isso ajuda a separar melhor as mechas em fitas. 

5. Você pode estar esquecendo de quebrar a película do creme

Se o que te incomoda na fitagem é a sensação pesada, além dos cachos durinhos e sem volume, pode ser que você esteja esquecendo um passo: quebrar a película do creme para pentear no final! Como a técnica pede uma quantidade maior de produto, é normal que o cabelo pese e fique até com algumas mechas esbranquiçadas.

Para evitar esse efeito, é simples: aplique um pouco de óleo capilar nos cachos secos (o Elseve Óleo Extraordinário é um dos favoritos!), sacuda a raiz e solte os cachos com as pontas dos dedos. O óleo vai deixar os cachos mais soltinhos e com mais brilho.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação