Beleza Extraordinária

A cor do shampoo pode manchar seus cabelos?

  • O shampoo faz parte da rotina de todas as mulheres em busca de cabelos lindos. Dependendo do produto, o principio ativo, cores e consistência podem interferir no resultado final
Tela cheia
Previous Next
O shampoo faz parte da rotina de todas as mulheres em busca de cabelos lindos. Dependendo do produto, o principio ativo, cores e consistência podem interferir no resultado final

Lavar os cabelos com shampoos especiais faz parte da rotina de todas as mulheres em busca de cabelos lindos. Dependendo do tipo, o principio ativo, cores e consistência do shampoo podem interferir no resultado final e fazer toda a diferença se usados do modo correto.

A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Vanessa Metz, explica que o shampoo deve ser aplicado duas vezes no cabelo: "a primeira lavagem vai retirar os resíduos acumulados nos fios e a oleosidade do couro cabeludo e a segunda lavagem faz a limpeza mais profunda dos fios. É importante enxaguar bem para não acumular os resíduos, que deixam os fios mais propícios à quebra e ao ressecamento", aconselhou.

O Shampoo interfere na cor dos fios?

Todo shampoo tem pequenas concentrações de pigmentos ou nenhuma, explica a farmacêutica Pamella Pardal: "os shampoos tradicionais normalmente não tingem, e quando têm algum tipo de pigmento, são em concentrações muito baixas. O que acontece é que existem alguns produtos como o shampoo desamarelador que por uma concentração de pigmentos, não só colorem os fios como também realizam reações químicas", explicou.

Shampoos com pigmento realçam e corrigem reflexos

O shampoo desamarelador tem cor azul ou roxa, e deve ser usado uma vez na semana para retirar reflexos amarelos criados pela oxidação natural que ocorre nos fios pelas radiação UV. Quanto mais claro são os cabelos, mais tendência a ficar amarelado, caso que ocorre principalmente com as platinadas . É importante respeitar o tempo de uso determinado na embalagem porque o desamarelador pode ressecar os fios ou inclusive deixá-los azulados. Isto ocorre devido ao excesso de pigmentos, se o mesmo for usado muitas vezes durante a semana.

Outro caso de shampoo que trabalha com pigmentos é o para cabelos escuros, que realçam o brilho e podem manchar fios mais claros. Outra opção para quem quer ressaltar a cor dos fios é investir em banhos de brilho e hidratações semanais.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais