Beleza Extraordinária

A caspa aumenta no inverno? Descubra como manter o cabelo livre do problema na temporada de frio

  • Diminuir a frequência das lavagens e usar água quente agravam o problema
Tela cheia
Previous Next
Diminuir a frequência das lavagens e usar água quente agravam o problema

A queda de temperatura que acontece com a chegada do inverno pode causar algumas mudanças no cabelo, dentre elas, o aumento da caspa. São vários os fatores que fazem a descamação aumentar nessa época do ano e a dermatologista Lívia Pino conta quais hábitos podem ser mais nocivos para o couro cabeludo, confira!

Aumentar o intervalo entre as lavagens pode agravar o problema

Quando o frio chega é difícil tomar coragem para fazer aquela lavagem de cabelo caprichada várias vezes por semana. Diminuir a frequência da higienização, porém, pode piorar a caspa e o motivo é bem simples: "lavar menos causa um acúmulo na oleosidade e isso facilita a proliferação de um fungo que é um dos causadores do problema", conta Lívia. A dica da dermatologista é não ficar mais de dois dias sem lavar o cabelo com um shampoo específico para o seu tipo de fio: "para as minhas clientes que dizem que essa frequência de lavagem pode deixar seus cabelos ressecados, eu indico passar um óleo nas pontas antes de entrar no chuveiro e só esfregar a parte do couro cabeludo", diz.

Evite expor o couro cabeludo à temperaturas muito altas

A temperatura da água costuma aumentar bastante nos banhos do inverno e essa mudança pode não ser positiva para quem já sofre com a caspa. Segundo Lívia, o contato do líquido quente com a região lesionada pela dermatite costuma agravar sintomas como a tão temida coceira. Como usar água fria pode ser bem difícil, a dermatologista aconselha que o banho seja tomado em temperatura morna para evitar maiores problemas.

A mesma preocupação vale para o secador, que não deve ser usado em temperaturas muito altas para não irritar o couro cabeludo. Apesar dessa ressalva, o aparelho pode ser extremamente útil nessa época do ano e, se usado da maneira correta, é um aliado contra a caspa. Como a umidade favorece a proliferação de fungos e os fios demoram mais a secar no tempo frio, vale secar as madeixas antes de sair de casa para evitar que a raiz fique molhada durante grande parte do dia.

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial