Beleza Extraordinária

A ansiedade afeta a saúde da pele? Entenda

  • Descubra os problemas que a ansiedade pode trazer para a beleza de sua pele
Tela cheia
Previous Next
Descubra os problemas que a ansiedade pode trazer para a beleza de sua pele

Não é segredo para ninguém que o estresse do dia a dia pode causar vários problemas de saúde, mas os sintomas também podem ser físicos e influenciar até mesmo na aparência da sua pele. Se você se considera uma pessoa ansiosa, saiba que não são só as olheiras e as espinhas que podem aparecer por conta da ansiedade. Entenda!

Insônias e falta de sono agravam todos os problemas de pele

Uma mente com inúmeras preocupações e ansiedades dificilmente consegue descansar, o que provoca as insônias e outros tipos de distúrbios do sono. Além do olhar cansado, pálpebras inchadas e olheiras, dormir pouco também agrava outros tipos de problema, como o ressecamento excessivo da pele, que necessita das horas de sono para repor os níveis de hidratação. Com a pele seca e o sistema de imunidade mais baixo, as linhas de expressão vão ficando cada vez mais fundas, além de se agravarem problemas possivelmente já existentes como o eczema e a psoríase.

Algumas manias podem causar marcas e cicatrizes na pele

Além de hábitos como roer as unhas e mexer no cabelo em épocas de muita ansiedade, muitas mulheres tocam constantemente na pele do rosto, fazendo com que os resíduos e oleosidade das pontinhas dos dedos se acumulem nos poros causando cravos e espinhas. Outras usam as unhas para apertar pequenos relevos compulsivamente, criando inflamações e lesões na derme, que posteriormente se transformam em marcas e cicatrizes. 

Quem tem pele morena ou negra sofre especialmente com este costume, já que a pele com maiores níveis de melanina tem mais dificuldade para se regenerar, ficando marcada com mais facilidade e por mais tempo. 

Além das espinhas, a ansiedade provoca rugas de expressão

Em momentos de estresse, é muito comum surgirem problemas de acne cística localizada, que é aquela bem inflamada e dolorosa, tanto pelas varições hormonais quanto pela estimulação física dos tiques nervosos. Porém, existe um outro problema que é mais silencioso, e que só se vai revelando com o tempo: as linhas de expressão. Uma rotina cheia de eventos estressantes deixa qualquer um sob tensão, e os músculos também sofrem com o problema. Além da postura curvada, com ombros flexionados, é comum franzir a testa e os olhos por períodos muito longos. Este hábito vai criando pequenas rugas nestas regiões, que vão-se aprofundando com o tempo.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha