O corte feminino curto é um visual prático e com muita informação fashion. Do pixie cut ao short bob, os cortes de cabelo curtos garantem um visual moderno e delicado, e são perfeitos para aquelas que não abrem mão dos estilos mais despojados. Para te inspirar a mudar de visual, o Beleza Extraordinária reuniu mais de 80 fotos de cabelos curtos e algumas dicas importantes para as mulheres que desejam passar por uma transformação capilar. Confira!
A partir de qual comprimento o corte feminino é considerado curto?
Muitas mulheres ainda têm dúvida na hora de pedir o comprimento certo dos fios para o cabeleireiro e a falta de informação sobre o corte feminino curto desejado e o seu comprimento pode provocar surpresas nem sempre muito boas. Mas afinal de contas, a partir de que tamanho consideramos um corte feminino curto?
Os cabelos começam a ser considerados curtos a partir de três centímetros da raiz, quando já permitem estilizações. Um exemplo desse tipo de corte é o pixie cut, aquele cabelo curto feminino conhecido como “joãozinho”.
Porém, quem deseja apostar no estilo curtinho, mas não pretende radicalizar tanto o visual pode optar por cortes de cabelo que terminem até três dedos abaixo do queixo. Até esse comprimento os fios ainda são considerados curtos. Entre as opções de cortes curtos que batem na altura do queixo estão o chanel, o corte bob e o chanel de bico.
Corte feminino curto pode ser usado por mulheres de qualquer idade
Considerados um dos cortes de cabelo mais versáteis que existem, os cortes curtos não têm restrições e podem ser adotados por mulheres de todos os estilos e faixas de idade. Seja para as mais novas que desejam um visual mais ousado ou para as maduras que sonham com uma produção mais sóbria, o corte de cabelo curto é perfeito para ambas as personalidades. Além disso, independente da faixa de idade, a verdade é que o dia a dia da mulher moderna é cada vez mais corrido e apostar em um corte de cabelo curto feminino não só valoriza o visual, como também proporciona mais praticidade em meio a rotina.
Corte de cabelo curto também pode ser estilizado com penteados e acessórios
Diferentemente do que muitas mulheres ainda pensam, os cortes curtos não precisam ter um estilo andrógino e podem, sim, ser muito femininos e sensuais. Para isso, basta apostar em estilizações e acessórios que vão fazer toda a diferença para os cabelos, garantindo um corte feminino curto super moderno e até mesmo glamouroso para festas e eventos.
Para as mais românticas, a dica é lançar mão de acessórios delicados, como lenços e tiaras, enquanto as moderninhas podem brincar com as texturas, ondulando os fios, ou fazendo o acabamento wet hair. Quem tem cabelo curto ondulado pode aproveitar a textura natural dos fios para dar personalidade ao look.
Se a ideia é um visual ainda mais delicado, vale optar por penteados como os semipresos e detalhes com tranças, que adicionam um charme em cortes de cabelo feminino curto como o short bob e o chanel. No cabelo cacheado curto, especialmente, as tranças deixam o visual super estiloso.
Como escolher o melhor corte feminino curto para o meu formato de rosto?
Escolher entre os diferentes tipos de cortes de cabelo feminino curto pode ser uma difícil missão para as mulheres em busca de um visual novo. Especialmente porque o cabelo curto feminino deixa a face mais à mostra e pode ressaltar algumas características. Para não errar na decisão, vale analisar o formato do rosto e decidir que traços deseja destacar com a ajuda do novo corte.
As donas de rosto redondos, por exemplo, podem apostar no cabelo curto com franja alongada para equilibrar o visual e dar mais dimensão a face, enquanto as que exibem o rosto oval podem brincar com os mais diferentes estilos, como os cortes retos ou o cabelo curto repicado.
Os rostos quadrados ou retangulares, que normalmente têm traços bem marcados, podem ser suavizados com cortes de cabelo que tenham camadas e pontas assimetrias, como acontece no chanel de bico. No corte curto feminino esse tipo de estilização ajuda a alongar o rosto e adiciona mais delicadeza ao visual. Já para as mulheres que possuem o rosto triangular, onde o queixo costuma ser mais proeminente, vale apostar em cortes curtos com fios mais volumosos para equilibrar a produção.
Como cuidar dos cortes de cabelo curtos: dicas para todos os tipos de fios
Mantra entre os cabeleireiros, os cremes hidratantes e condicionadores não devem ser aplicados no couro cabeludo de quem tem um corte feminino curto. O motivo para isso é bem simples: o nosso couro cabeludo produz oleosidade naturalmente e aplicar produtos na raiz dos fios pode causar mais oleosidade e até caspa.
Por isso, é comum que as donas de cabelos curtos fiquem em dúvida na hora de apostar em tratamentos como a hidratação das madeixas. Para não deixar de hidratar, a dica é: após a lavagem, penteie os cabelos para cima e aplique o produto com um pente, para facilitar o efeito apenas nas pontinhas.
Escolha também produtos bem concentrados e com ação rápida, para evitar que escorram para o couro cabeludo. Em cabelos curtos que na altura do queixo, você pode fazer a aplicação dos produtos normalmente, aplicando os dedos do comprimento até as pontas
Já para a finalização dos fios, a dica é apostar no secador de cabelos para ajudar a dar mais volume e movimento aos fios. No cabelo curto cacheado, crespo ou ondulado, vale contar com um difusor na hora de secar para que os fios não percam a definição.
Outra dica é reduzir a quantidade de produtos de estilização aplicados para não pesar nos fios, especialmente nos cabelos lisos. Uma sugestão é investir em um leave-in de textura leve e com proteção térmica para modelar os fios e proteger do calor do secador.
Matéria publicada em: 29/07/2015
Atualizada em: 12/04/2021