8 mitos e verdades que toda loira já escutou: confira a lista e esclareça as dúvidas sobre a coloração

Se você é loira, com certeza já ouviu muita coisa sobre essa cor de cabelo - principalmente se for loira através de colorações. "Tinta loira estraga os fios", "cabelo loiro fica alaranjado" e "cabelo platinado não combina com qualquer tom de pele" são apenas algumas informações que as mulheres escutam por aí, principalmente quando desejam clarear os cabelos. Mas quantas informações são verdade e quais delas são mito? O Beleza Extraordinária separou 8 delas e esclareceu para você. Confira!

1. Quem é loira não pode fazer escova progressiva

MITO. Coloração e escovas de alisamento são duas químicas diferentes, e podem ser feitas no mesmo cabelo. Porém, o ideal é sempre colorir primeiro, para depois fazer a escova progressiva após cerca de 20 dias. Isso porque a escova pode fechar as cutículas do cabelo e impedir a entrada dos pigmentos da coloração, além de ser necessário um tempo para que o cabelo se recupere da primeira química. Nesse intervalo, é legal apostar em hidratações e reconstruções para que o cabelo não fique ressecado, quebradiço e poroso. 

2. Cabelo platinado pode não combinar com o tom da sua pele

MITO. Se você sonha em ser platinada e já ouviu que essa cor de cabelo não cai bem para o seu tom de pele - principalmente se você for morena ou negra - saiba que essa informação é mito! Hoje, já está mais do que comprovado que o loiro platinado cai super bem em todos os tons de pele, basta saber a melhor cor para reflexos, que podem ser dourados ou acinzentados, e a melhor técnica para platinar, entre raiz esfumada, ombré ou californianas.

3. Cabelos loiros vão ficar alaranjados sempre

DEPENDE. Cabelos loiros, podem sim, ficar alaranjados depois de algum tempo, principalmente se a cor base do seu cabelo for escura. No entanto, isso só acontece se na hora do clareamento, não respeitar o tempo certo de descoloração e não matizar os cabelos nesse momento. O ideal é sempre usar um tonalizante que possa neutralizar os pigmentos alaranjados ainda na hora da mudança de cor, para que o cabelo não "puxe" para o laranja ou amarelo. 

4. Que a raiz escura vai ser difícil de manter

MITO. Se a maior preocupação das loiras é a raiz crescendo, o que pouca gente sabe é que hoje existem opções mega práticas e que dão menos "dor de cabeça" para manter. Uma delas é lançar mão de sprays de coloração temporários que sejam da cor do seu cabelo, para retocar a raiz de última hora. Uma outra dica é apostar no loiro com raiz esfumada, que deixa alguns centímetros de raiz mais escura propositalmente, com um efeito menos marcado e que pode ter um intervalo maior entre os retoques.

5. Que cabelos loiros disfarçam cabelos brancos

VERDADE. Para quem deseja cobrir os fios brancos, o loiro é o tom que mais consegue disfarçar os fios grisalhos, seja para quem prefere pintar os cabelos inteiros ou para quem quer fazer luzes. Os melhores tons de loiro para cobrir os brancos são o champanhe, o loiro platinado e os tons de bege, que ajudam a prolongar o retoque.

6. Que cabelos crespos e cacheados não podem ser loiros

MITO. Quem tem cabelos crespos e cacheados pode, sim, colorir os cabelos de loiro, mas o mito gira em torno do ressecamento em excesso que os fios podem ter. Por ser mais sensível e seco naturalmente, os cacheados e crespos podem danificar depois da descoloração, mas a dica para evitar todos os danos é só descolorir os fios se eles estiverem fortes e saudáveis, e caprichar nos tratamentos de reconstrução após adquirir a nova cor.

7. Que o sol e a piscina vão desbotar os cabelos loiros e platinados

VERDADE. O sol pode, sim, desbotar e deixar os cabelos loiros completamente sem brilho, além do cloro da piscina deixar os fios claros com aparência verde. Mas isso só irá acontecer se os cabelos estiverem desidratados, ou seja, com as cutículas abertas e sem nutrientes, como queratina ou ceramidas, o fio está mais vulnerável a essas agressões. A dica é fazer hidratações, reconstruções e nutrições a cada semana e, na hora de entrar na piscina, aplicar um óleo capilar em toda a extensão dos fios, que servirá como um protetor para o cabelo.

8. Que é preciso fazer muita hidratação

VERDADE. Pontas duplas, frizz, ressecamento, falta de maciez e de brilho são apenas alguns danos que o cabelo loiro, assim como qualquer outra coloração, pode sofrer. É por isso que esse tipo de cabelo precisa de hidratações constantes, além de produtos matizadores, que vão de shampoos as máscaras de tratamento, para manter a saúde e o brilho da coloração sempre em dia. 

 

Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/8-mitos-e-verdades-que-toda-loira-ja-escutou-confira-a-lista-e-esclareca-as-duvidas-sobre-a-coloracao" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/8-mitos-e-verdades-que-toda-loira-ja-escutou-confira-a-lista-e-esclareca-as-duvidas-sobre-a-coloracao", "name": "8-mitos-e-verdades-que-toda-loira-ja-escutou-confira-a-lista-e-esclareca-as-duvidas-sobre-a-coloracao" } } ] }