Beleza Extraordinária

8 dicas para o cabelo crescer mais rápido: veja as indicações dos profissionais

  • Confira 8 cuidados necessários para deixar o cabelo crescer
Tela cheia
Previous Next
Confira 8 cuidados necessários para deixar o cabelo crescer

Cabelo comprido é uma mania entre as brasileiras, mas nem sempre ele cresce como o esperado e os motivos podem ser muitos. Obstrução do couro cabeludo, uma alimentação ruim e até danos que impedem a percepção de que o fio está maior. Confira agora as dicas que alguns cabeleireiros e descubra que, apesar de não haver fórmula mágica, existem formas de se certificar que os fios vão crescer. 

Faça um detox no couro cabeludo

Um couro cabeludo saudável é o primeiro passo para permitir que o cabelo cresça: "é importante limpar o couro cabeludo de todas as impurezas para que você tenha um ambiente ideal para o crescimento do fio", diz a respeitada cabeleireira Lucinda Ellery ao site "Thefashionspot". Os shampoos de limpeza profunda são perfeitos para essa função, mas atenção: eles só devem ser usados de 15 em 15 dias senão ressecam as madeixas. 

Leve energia para as suas raízes

Uma forma simples de estimular o crescimento do cabelo é adquirir o hábito de massagear o couro cabeludo por alguns minutos. Isso vai aumentar o fluxo de sangue na região e deixará a área mais oxigenada - dois fatores que ajudam os fios a crescer mais rápido. 

Seja gentil na hora de desembaraçar

Pode soar inofensivo quebrar alguns fios com o pente, mas a longo prazo isso pode significar um cabelo que parece não crescer. Construa o hábito de desembaraçar os fios no chuveiro ou, se estiverem secos, passe um óleo ou leave-in para torná-los mais maleáveis. Outra dica é prevenir aqueles nós que se formam à noite: "para cabelos longos, é aconselhável mantê-los em um coque alto durante o sono. Isso vai prevenir nós desnecessários e a obrigação de desembaraçar de manhã", diz Lucinda Ellery. 

Pare de abusar da chapinha e do babyliss

A chapinha e o babyliss deixam um efeito incrível no cabelo, mas quando são usadas com muita frequência, essas ferramentas podem romper as ligações de proteína do fio causando danos irreparáveis. Quando isso acontece, as pontas quebram e o cabelo parece nunca crescer. Até o secador, que é mais leve, pode causar esse tipo de problema: "tenha cuidado para não secar o cabelo demais e sempre use o bico. Lembre-se de manter o bico se mexendo continuamente. Se você deixá-lo em um único ponto por muito tempo, o calor pode facilmente causar dano", conta o cabeleireiro Chaz Dean.

Reduza as químicas usadas no cabelo

Assim como a chapinha e o babyliss, aplicar químicas fortes no cabelo pode quebrar e impedir o crescimento. Se a ideia é ter madeixas longas, o ideal é ficar distante de relaxamentos, alisamentos, permanentes e tinturas muito claras. Caso isso não seja possível, tente escolher somente um desses processos e manter distância de todos os outros. 

Proteja seu cabelo no dia a dia

Pode não estar ao alcance dos olhos, mas um bom creme para pentear forma um filme em volta do fio para protegê-lo das agressões externas. Incluir esse costume na sua rotina vai garantir que as madeixas não sejam danificadas ou enfraquecidas pelo sol, vento ou poluição. Também vale usar a hidratação como uma forma de prevenção para a quebra: um cabelo hidratado a cada 15 dias vai aguentar melhor a hora de desembaraçar e de estilizar sem causar quebras que prejudicam o crescimento.

Adicione uma boa quantidade de proteína na dieta

Uma dieta pobre em proteínas pode levar à deficiência de ferro - problema que, às vezes, causa queda e quebra do cabelo. "Proteínas são os blocos construtores do cabelo, então sempre ajuda comer alimentos ricos em proteínas, como frango orgânico, bifes, ovos e nozes. Abacates e até ostras são ricos em proteína e nutrientes, o que promove o crescimento do cabelo", diz a expert Lucinda Ellery. 

Providencie os outros nutrientes necessários

É preciso comer frutas e vegetais coloridos para que a saúde esteja em dia e o cabelo cresça forte, mas caso falte algum nutriente na sua dieta, as vitaminas ajudam a complementar. "Vitamina A ajuda a promover um cabelo brilhoso e saudável. Vitamina E pode nutrir o cabelo danificado e prevenir a quebra. Biotina é um suplemento que promove a saúde do cabelo e do couro cabeludo", explica Ellery.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema