Beleza Extraordinária

8 dicas para fazer o cabelo crescer naturalmente

  • Quer saber como fazer cabelo crescer naturalmente? Descubra todas as dicas aqui! (Foto: Instagram @breekish)
  • Como fazer o cabelo crescer: cuidar das pontas dos fios faz toda a diferença (Foto: Instagram @sincerelyjules)
  • As massagens no couro cabeludo ajuadm a fazer o cabelo crescer (Foto: Instagram @lipstickncurls)
  • Invista numa alimentação balanceada para ajudar no crescimento capilar (Foto: Instagram @micaelaverrelien)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber como fazer cabelo crescer naturalmente? Descubra todas as dicas aqui! (Foto: Instagram @breekish)
  • Quer saber como fazer cabelo crescer naturalmente? Descubra todas as dicas aqui! (Foto: Instagram @breekish)
  • Como fazer o cabelo crescer: cuidar das pontas dos fios faz toda a diferença (Foto: Instagram @sincerelyjules)
  • As massagens no couro cabeludo ajuadm a fazer o cabelo crescer (Foto: Instagram @lipstickncurls)
  • Invista numa alimentação balanceada para ajudar no crescimento capilar (Foto: Instagram @micaelaverrelien)

Como fazer o cabelo crescer rápido? Se essa é uma das suas maiores dúvidas quando o assunto é atingir fios compridos, você chegou ao lugar certo! Apesar de não existir nenhuma fórmula mágica que aumente o comprimento do dia para a noite, é possível, sim, incluir alguns hábitos na sua rotina para acelerar o processo.

Seja porque você se arrependeu de um corte ou porque, por mais que você tente, os fios sempre ficam cheios de pontas duplas assim que atingem um bom comprimento, saber o que realmente funciona para fazer o cabelo crescer naturalmente faz toda a diferença. Pensando nisso, reunimos 7 dicas que vão te ajudar a alcançar o longo dos sonhos de uma vez por todas. É só continuar lendo!

O cabelo cresce quantos centímetros por mês?

Quando o assunto é o que fazer para o cabelo crescer, o primeiro passo é entender como funciona o ciclo de renovação capilar. Os fios crescem em média de 1 a 1,5cm por mês. Mas a verdade é que essa estimativa pode variar muito de pessoa para pessoa, já que depende muito do seu estilo de vida.

O crescimento capilar é diretamente influenciado por fatores como nutrição, alterações hormonais, genética e mesmo estresse! Por isso, vale a pena conversar com seu médico para entender se alguma dessas áreas está deficiente e, então, partir para um tratamento individualizado para o cabelo crescer.

Confira, aqui embaixo, alguns truques que vão te ajudar a potencializar o crescimento natural dos fios em casa!

1. Dieta balanceada é o segredo para o crescimento capilar regular

Manter uma alimentação adequada faz toda diferença para a saúde capilar. A estrutura do cabelo é formada por vários nutrientes, como proteínas, vitaminas e sais minerais. Por isso, a primeira resposta quando alguém busca vitamina para cabelo crescer é sempre relacionada a uma dieta balanceada. Quando estamos com alguma deficiência nutricional, o corpo entende que precisa redirecionar essas substâncias para outras partes do corpo, já que os fios não são considerados essenciais para o organismo. 

Por isso, se o seu objetivo é fazer cabelo crescer, mantenha uma dieta balanceada, rica em todos os macro e micronutrientes. O melhor a se fazer é buscar um nutricionista para montar um cardápio personalizado, ok?

2. Como fazer o cabelo crescer: cuide das pontas dos fios, não apenas da raiz

Visitar o salão de vez em quando para cortar as pontinhas é uma das dicas mais antigas sempre que se fala em fazer o cabelo crescer rápido. Por ser uma das maneiras mais simples de se livrar de pontas duplas que podem gerar o enfraquecimento e quebra do fio, esse truque é muito válido. Mas você sabia que pode evitar a tesoura se as extremidades dos seus cabelos não estiverem danificadas?

Para isso, você precisa investir numa linha de cuidados fortalecedora que tenha ação não apenas na raiz, mas no comprimento dos fios também. Busque por ingredientes como o óleo de rícino e a queratina vegetal para conseguir o efeito. Ao mesmo tempo, você também pode proteger as pontinhas com um óleo capilar e sempre usar um leave in com protração térmica antes das ferramentas de calor. 

3. Massagear o couro cabeludo no banho pode fazer cabelo crescer mais rápido

Outra dica incrível que responde à pergunta "o que fazer para o cabelo crescer?' é massagear o couro cabeludo durante o banho. Além de usar um bom shampoo para retirar todos os resíduos e células mortas, usar as pontas dos dedos para esfregar suavemente a cabeça pode estimular os folículos capilares. 

Isso porque o hábito melhora a circulação sanguínea e a absorção de nutrientes, criando o ambiente perfeito para o cabelo crescer forte, resistente e saudável. 

4. Condicionador e máscara fortalecem os fios e evitam quebra

Usar condicionador e máscara de tratamento é um hábito essencial na rotina de qualquer mulher, mas você sabia que ele também pode te ajudar a fazer o cabelo crescer? Pois é!

O condicionador sela as cutículas e mantém a fibra protegida contra danos externos, além de restaurar a umidade de dentro para fora. Enquanto isso, a máscara fortalece o cabelo da raiz às pontas, evitando quebra e pontas duplas. Juntas, a dupla oferece todos os nutrientes necessários para os fios crescerem resistentes e saudáveis.

5. Proteja o cabelo do calor para atingir o longo dos sonhos

A proteção contra danos externos sempre deve ser levada em consideração na hora de potencializar o crescimento capilar. É que a ação de fatores como secadores, chapinhas e babyliss pode fragilizar a fibra capilar e causar quebra, impedindo que os fios cheguem no comprimento que você tanto sonha.

Por isso, a dica é aplicar protetor térmico antes de secar ou finalizar o cabelo com essas ferramentas. O ideal é sempre ajustar os aparelhos para temperaturas médias, evitando usá-los na sua potência máxima sempre que for possível fazer essa escolha. No caso do secador, também é importante manter uma distância de 30cm entre o cabelo e o bocal do aparelho para evitar o ressecamento.

A proteção térmica também deve ser levada em consideração em dias de muita exposição ao sol. Mesmo que os danos, nesse caso, sejam menores que os das ferramentas de calor, os raios UV também podem enfraquecer e danificar os fios. Se você conseguir, invista em chapéus e coques para proteger as pontas das madeixas na praia ou na piscina. 

6. Cuide muito bem do cabelo entre os retoques da química

Se o seu objetivo é atingir o longo dos sonhos, é essencial cuidar muito bem do cabelo sempre que fizer um retoque na coloração ou alisamento. Isso porque a química deixa as cutículas abertas e mais propensas a sofrer com danos e quebra, atrapalhando o processo de crescimento capilar.

Sendo assim, estabeleça um cronograma capilar para fortalecer e hidratar os fios depois da química, ok? Também vale a pena espaçar os retoques, dando o tempo necessário para a fibra se recuperar completamente.

7. Diminuir o atrito na hora da escovação evita quebra das pontas

O atrito é um dos maiores vilões que prejudicam o crescimento capilar, já que pode deixar o cabelo quebradiço, frágil e sem força para atingir seu comprimento total. Por isso, tomar cuidado ao pentear e prender os fios deve estar no topo da sua lista do que fazer para cabelo crescer. 

O ideal é sempre desembaraçar o cabelo liso quando estiver completamente seco, fios ondulados quando estiverem apenas úmidos e, cachos e crespos, embaixo do chuveiro. Isso deve acontecer porque, quando estão molhados, os cabelos ficam mais elásticos e propensos à quebra. Embaixo do chuveiro, a água em abundância ajuda no processo para madeixas que têm uma tendência maior a embaraçar.

Em todos os momentos, os movimentos com o pente, a escova ou os dedos devem ser delicados, começando de baixo para cima: primeiro, desate os nós das pontas, depois suba pelo comprimento: isso vai evitar que as partes mais embaraçadas se partam. 

Seguindo esse hábito, você com certeza vai observar as pontas mais encorpadas e fortes, estimulando o cabelo a crescer naturalmente.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação