Beleza Extraordinária

8 cuidados que você não pode deixar de ter com os cabelos no verão!

  • Verão é inimigo das madeixas bonitas? Confira como proteger os cabelos na estação mais quente do ano
Tela cheia
Previous Next
Verão é inimigo das madeixas bonitas? Confira como proteger os cabelos na estação mais quente do ano

O verão já está batendo à porta aqui no Brasil e os cabelos merecem um cuidado mais que especial nessa época do ano. Com muitas idas a praias e piscinas para refrescar das altas temperaturas, é necessário aumentar a rotina de beleza, para manter os fios sempre lindos e saudáveis durante a estação mais ensolarada do ano. Confira uma seleção de 8 cuidados que você não pode deixar de ter com os cabelos no verão!

1 - Não deixe o protetor de lado!

Lema número um do verão é não deixar o protetor de lado nem por um momento. Assim como a pele, os cabelos também são prejudicados pelas radiações solares e, por isso, exigem uma atenção maior com a proteção. Para manter os fios saudáveis, use e abuse de produtos como shampoo, condicionador e creme de pentear que contêm com FPS em sua fórmula. Já quando o dia inclui idas à praias e piscinas, vale intensificar o cuidado com a aplicação de um leave-in com filtro solar contra raios UV. 

2 - Use chapéu para proteger os fios na praia

Além dos produtos com proteção solar para os cabelos, os chapéus e bonés também podem ser grandes aliados nos dias mais quentes. Os acessórios, que deixam qualquer look mais estiloso, ainda protegem os fios, criando uma barreira que impede que os raios solares atinjam diretamente as madeixas. 

3 - Abuse de hidratação com produtos específicos para os cabelos no verão

Com a exposição solar mais intensa, os ventos mais fortes e presença de mais resíduos nas madeixas, os fios tendem a ficarem mais frágeis e ressecados durante o verão. Para recuperar a força e o brilho das madeixas, vale investir em hidratações capilares semanais, usando produtos que contenham óleos essenciais, que vão ajudar a devolver os nutrientes que podem ficar em falta. 

4 - Lave os cabelos com água doce

O sal da água do mar pode acarretar alguns danos para a estrutura dos cabelos, já que suga a água natural pertencente aos fios, o que acelera e agrava a desidratação dos fios. Por isso, sempre que voltar da praia é importante lavar as madeixas com água doce do chuveiro. Uma dica é também levar uma garrafinha com água filtrada para a praia, para remover os resíduos que permanecem nos fios. 

5 - Remova os resíduos dos fios

Para fazer uma limpeza mais profunda dos fios, removendo todas as substâncias que podem estar prejudicando a saúde dos fios, vale apostar na utilização de um shampoo antirresíduos uma vez por semana. O produto age na camada mais interna da fibra capilar, removendo todas as sujeiras presentes nos fios. 

6 - Evite ferramentas de calor

Com o calor já bem forte do lado de fora, o ideal é ficar longe das altas temperaturas também para os cabelos. Como os fios já estarão passando por várias agressões, com a presença mais intensa de raios UV, vento, água salgada e cloro, vale evitar por um tempo as ferramentas de calor, como chapinha, secador e babyliss, que podem fragilizar ainda mais as madeixas. Quando não for possível evitar, no entanto, a dica é apostar no protetor térmico antes de modelar os cabelos. 

7 - Preserve a cor com produtos específicos

As mulheres que exibem cabelos coloridos precisam de um cuidado ainda maior nessa época do ano. Para evitar que a cor desbote com o sol e água salgada, vale intercalar o uso dos produtos específicos para a temporada com itens ideais para cabelos coloridos, que vão ajudar a reavivar a tonalidade das madeixas. 

8 - Evite prender os fios ainda úmidos

Os dias mais quentes pedem cabelos presos e estilos fresquinhos. Porém, é importante evitar prender os fios enquanto eles estiverem úmidos, seja após o banho ou em um dia de praia. O cabelo umedecido tende a ficar mais fragilizado, partindo com mais facilidade quando preso com a ajuda de elásticos ou presilhas. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais