7 perguntas sobre o envelhecimento da pele: confira as dúvidas mais comuns e saiba todas as respostas!

Mais cedo ou mais tarde, todo mundo acaba notando o envelhecimento da pele do rosto, seja pela falta de firmeza, aparecimento de manchas ou até de rugas marcadas. Embora o creme anti-idade já faça parte da rotina de muitas mulheres, outras ainda têm várias dúvidas sobre qual a melhor forma de prevenir os primeiros sinais da idade, ou mesmo atenuar marcas já aparentes. Confira as 7 questões mais comuns relacionadas ao combate ao envelhecimento precoce da pele!

1. O que causa o envelhecimento precoce da pele?

Dentre os fatores mais comuns, estão:

- Os raios ultravioleta, que destroem a defesa contra os radicais livres que enfraquecem as células;

- Vícios como o tabagismo e o alcoolismo, que também aceleram os processos de envelhecimento celular;

- O estresse, que eleva os níveis do hormônio cortisol no sangue e também produz radicais livres na pele;

- Fatores genéticos.

2. Com que idade devo começar a me preocupar com as rugas?

O ideal é começar a prevenir com antecedência! Desde muito cedo, é importante usar um protetor solar de FPS 30 ou superior para combater a ação dos radicais livres e mais tarde, assim que os primeiros sinais de flacidez ou rugas começarem a aparecer, vale inserir um creme anti-rugas na rotina. Geralmente, isso acontece por volta dos 25 a 30 anos, dependendo da genética e do histórico de cuidados com a pele de cada uma. 

3. Quais os primeiros produtos a investir para prevenir os sinais da idade?

O primeiro produto anti-idade que deve fazer parte da sua rotina é o protetor solar, de fator adequado ao seu tipo de pele. O produto deve ser aplicado todos os dias nas regiões expostas do corpo, especialmente no rosto, onde a pele é mais delicada. O creme anti-idade enriquecido com antioxidantes, como a vitamina E, também deve ser adotado na rotina desde cedo, para ajudar a prevenir e combater todos os danos causados pelos radicais livres. 

4. Tenho acne. O tratamento anti-idade vai piorar a situação?

Não. Hoje em dia, existem várias fórmulas anti-envelhecimento para todos os tipos de pele, e alguns ingredientes rejuvenescedores, como o retinol, podem até ajudar a prevenir o aparecimento de espinhas e deixar a textura do rosto mais uniforme. Para quem tem acne cístico ou oleosidade excessiva, o ideal é apostar nos antirrugas em sérum, que são formulados à base de água ou silicone e não obstruem os poros nem aumentam o brilho da pele. 

5. Posso combinar produtos anti-idade de diferentes linhas?

Sim. Não existe qualquer problema em usar produtos rejuvenescedores de linhas diferentes, desde que esses se complementem entre si! Por exemplo, além de aplicar um creme enriquecido com pró-Retinol A durante a noite, vale usar um hidratante mais leve com vitamina E ou B3 durante o dia, além de o combinar sempre com o protetor solar. 

6. Qual o modo ideal de aplicação dos produtos anti-idade?

Espalhar intensamente o creme antirrugas no rosto, para que este seja absorvido mais rapidamente só contribui para o aparecimento de mais linhas de expressão, além de poder sensibilizar a pele! Para cada fórmula, existe um movimento específico para favorecer a absorção na pele, no entanto, aplicar os produtos diretamente no rosto e espalhá-los com os dedos em gestos circulares, de baixo para cima, é eficaz para todos. 

7. Quais os ingredientes mais eficazes no combate e correção do envelhecimento da pele?

Na hora de investir no tratamento anti-idade, é importante saber quais os ativos que melhor funcionam para cada sinal de envelhecimento. 

- Retinol: o retinol e seus derivados são os mais eficazes na correção de sinais já instalados. Eles combatem todo o tipo de marcas, por promoverem a produção de colágeno e elastina na pele, bem como a renovação celular.

- Elasti-flex: este ingrediente aumenta a elasticidade da pele, que vai sendo reduzida com o passar dos anos.

- Phyto-Active: combate a flacidez da pele, ajudando a redefinir os contornos do rosto. 

- Antioxidantes: são fundamentais para a prevenção de todos os sinais de envelhecimento, já que combatem o enfraquecimento e envelhecimento celular. 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/7-perguntas-sobre-o-envelhecimento-da-pele-confira-as-duvidas-mais-comuns-e-saiba-todas-as-respostas" }

Matéria publicada em 12 de março de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/7-perguntas-sobre-o-envelhecimento-da-pele-confira-as-duvidas-mais-comuns-e-saiba-todas-as-respostas" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/7-perguntas-sobre-o-envelhecimento-da-pele-confira-as-duvidas-mais-comuns-e-saiba-todas-as-respostas", "name": "7-perguntas-sobre-o-envelhecimento-da-pele-confira-as-duvidas-mais-comuns-e-saiba-todas-as-respostas" } } ] }