Beleza Extraordinária

7 motivos para usar pente de madeira: descubra outros benefícios além de desembaraçar os fios

  • Você sabe os benefícios do pente de madeira? Confira!
Tela cheia
Previous Next
Você sabe os benefícios do pente de madeira? Confira!

Sabe aquele pente de madeira que fica guardado no fundo da gaveta? Ele pode carregar muitos outros benefícios além de desembaraçar os fios mais rápido: evita o temido frizz, pode ser usado em todo tipo de cabelo e ainda não afeta o formato dos cachos.  É por esses e muitos outros motivos que o acessório é um daqueles itens que vai passando de geração em geração. Confira 7 motivos para amar o seu!

1 - Tira os nós dos cabelos molhados de forma mais rápida

Uma das formas mais práticas de desembaraçar os fios é durante a lavagem no banho, quando as madeixas estão macias e sedosas. Para quem adora esse costume, a dica é apostar nos pentes de madeira com cerdas largas, ideais para tirar os nós. Mas o cuidado após o uso é importante: de acordo com a tricologista Viviane Coutinho, o ideal é que o acessório seja exclusivo e sempre higienizado. "No caso da madeira, a limpeza pode ser com água corrente e sabão. É importante que haja essa preocupação e manutenção, além de deixar secar direitinho para evitar o depósito de fungos", alertou a especialista. 

2 - Não afeta a forma dos cachos

Uma das piores coisas para as crespas e cacheadas é quando os caracóis perdem sua forma. A melhor maneira de pentear esse tipo de cabelo também é no chuveiro e com o condicionador, já que ao passar o pente nas madeixas secas, o risco de criar nós é muito maior. De acordo com a tricologista Viviane, o pente de madeira desembaraça mais rápido os cabelos cacheados devido à ação antiestática, além de deixar os cachos mais modelados. A dica é usar um pente de cerdas largas sempre debaixo para cima dos cabelos. Isso vai garantir que os fios desembaracem sem quebrar ou desmanchar os cachinhos.

3 - Dentes mais finos beneficiam os fios lisos

Assim como as cacheadas, as donas de fios lisos também não querem perder o aspecto chapado das madeixas quando penteadas. Por isso, a dica é usar o pente de madeira feito com os dentes mais juntinhos, que ajudam a alisar as madeixas ainda mais. Para desembaraçar, primeiro use um pente de cerdas largas para depois pentear com os de cerdas finas. 

4 - É ótimo em cabelos finos e couro cabeludo sensível 

Cabelos finos naturalmente atraem mais eletricidade e, por isso, estão mais sujeitos a quebras e ao frizz. A madeira é capaz de neutralizar a estática, o que ajuda a evitar os indesejáveis fios para o alto. Outra vantagem é que as cerdas de madeira não costumam machucar e garantem uma sensação gostosa ao pentear, ideal para quem sofre com o couro cabeludo sensível. De acordo com o tricologista Valcinir Bedin,  o Dr Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, para esses casos é importante ficar atenta ao espaçamento dos dentes. "O pente ideal é com espaçamento entre os dentes de 0,4 a 0,5 cm", explica. 

Já a tricologista Viviane Coutinho alerta: "O couro sensível é muito mais comum do que imaginamos, sendo assim, é indicado um cuidado maior. Podemos sim usar o pente de madeira, porém, com uma forma de escovação mais suave".

5 - Depois de um tempo, o pente de madeira terá as características de suas madeixas

Uma vantagem curiosa sobre o pente de madeira é que ao longo do uso, o material vai absorvendo pequenas quantidades de óleo natural dos fios, que voltam a nutrir as próprias madeixas. "Com o tempo cada pente fica com resíduos do seu usuário e pode ser até identificado como sendo daquele portador. Esta é uma característica que define o seu proprietário e pode ser um adicional para que se use sempre o mesmo pente", assegurou o tricologista. 

6 - Ajuda a eliminar o frizz

O frizz é um dos maiores inimigos da beleza feminina. Mas segundo o tricologista Valcinir Bedin, os pentes de madeira podem ajudar a evitar os fios arrepiados que são bem comuns após os cabelos serem escovados com outros materiais. "Pentes de plástico ou de outro material sintético podem criar um campo eletro magnético e um evento chamado de eletricidade estática, onde temos cargas elétricas criadas pelo atrito que levam à repulsa dos fios, que é o frizz", explicou.

7 - Hidrata cabelos ressecados

Outro benefício da madeira é que ela é capaz de aumentar a circulação sanguínea, regulando assim a produção de sebo. Isso é outro benefício para as cacheadas ou donas de cabelos ressecados, já que o material ajuda a distribuir a oleosidade natural por todo o comprimento dos fios. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação