Beleza Extraordinária

7 mitos e verdades sobre crescimento capilar: estresse atrapalha? Alimentação influencia? Descubra!

  • Descubra o que é mito e o que é verdade quando o assunto é "crescimento capilar" (Foto: Instagram @brittsully)
  • A ideia de que aparar as pontas do cabelo regularmente contribui para seu crescimento é um dos mitos  (Foto: Pixelformula)
  • Seguir uma dieta rica em vitaminas e ferro pode, sim, influenciar no crescimento dos fios (Foto: Instagram @jewejewebee)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o que é mito e o que é verdade quando o assunto é "crescimento capilar" (Foto: Instagram @brittsully)
  • Descubra o que é mito e o que é verdade quando o assunto é "crescimento capilar" (Foto: Instagram @brittsully)
  • A ideia de que aparar as pontas do cabelo regularmente contribui para seu crescimento é um dos mitos  (Foto: Pixelformula)
  • Seguir uma dieta rica em vitaminas e ferro pode, sim, influenciar no crescimento dos fios (Foto: Instagram @jewejewebee)

Em condições normais, todo cabelo cresce de um a dois centímetros por mês. No entanto, as mulheres que estão focadas no "projeto Rapunzel" podem recorrer a alguns cuidados e truques para estimular o crescimento dos fios e evitar a queda. Mas, dentre tantas informações que surgem por aí sobre o assunto, nem todas realmente fazem sentido. Será que você está perdendo seu tempo com alguma delas? Confira a lista com os principais mitos e truques para descobrir!

1. Raiz muito oleosa pode comprometer o crescimento


Verdade. A oleosidade excessiva do couro cabeludo pode obstruir os folículos capilares do cabelo e, com isso, impedir que ele cresça normalmente. Por isso, a dica para quem sofre com esse problema é lavar as madeixas em dias alternados com produtos que tenham ação antirresíduos - como o pré-shampoo, por exemplo.

no caso de fios mistos, a dica é apostar em um shampoo específico para essa característica; ou seja, que limpe profundamente o couro cabeludo enquanto trata as pontas.

2. A alimentação pode influenciar o crescimento


Verdade. Não adianta nada investir em produtos de qualidade e seguir uma rotina rígida de hidratação, nutrição e reconstrução se você não se alimentar da maneira correta. É como diz o velho ditado: "você é o que você come". Por isso, quem quer que os cabelos cresçam fortes e saudáveis precisa seguir uma alimentação saudável e rica em alguns nutrientes - como vitaminas e ferro.

3. Tirar as pontas regularmente faz com que o cabelo cresça mais rápido


Mito. O hábito de aparar os fios regularmente é superindicado para manter o formato do corte e eliminar as desagradáveis pontas quebradiças, duplas e ralas. No entanto, a ideia de que essa prática pode influenciar, diretamente, o crescimento das madeixas não procede - assim como também não é preciso achar que essa aparada de leve vai comprometer o "projeto rapunzel". 

4. Trança acelera o crescimento dos fios

Mito. Muita gente acha que trançar o cabelo com frequência também pode contribuir para seu crescimento, mas isso não é verdade. O penteado é um ótimo truque para quem quer ondular os cabelos sem fontes de calor, mas não tem o poder de fazer com que os fios cresçam mais rapidamente.

Inclusive, na hora de fazer o penteado - e, também, rabos de cavalo e coques -, é importante ter cuidado de não repuxar demais os fios, já que a tração excessiva pode até causar quebra e queda. 

5. Massagear o couro cabeludo também faz o cabelo crescer mais rápido

Verdade. Por estimular a circulação sanguínea da região, massagear o couro cabeludo com a pontinha dos dedos - de preferência, por cerca de 10 minutos - pode estimular o crescimento. Uma boa dica é associar essa prática com a umectação capilar para, de quebra, ainda tratar o cabelo enquanto faz uma massagem caprichada. 

6. Anticoncepcional no shampoo é truque para 'Projeto Rapunzel'

Mito. Existem mulheres que acreditam que o estrogênio contido no anticoncepcional pode influenciar no crescimento do cabelo por ajudar a interromper sua queda. No entanto, seguir essa dica é apenas perda de tempo - já que o hormônio da pílula não pode ser absorvido pelo shampoo para atuar diretamente nas madeixas. 

7. Estresse pode atrapalhar o crescimento

Verdade. Por provocar uma série de reações fisiológicas no organismo, o estresse pode diminuir ou até interromper a fase de crescimento do cabelo - a chamada fase anágena -, enquanto acelera a telógena, que é responsável pela queda. Por isso, tenha sempre o cuidado de procurar dar uma desacelerada e ficar em dia com o lazer para evitar esse problema. 

Redação: Nívia Passos 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação