Beleza Extraordinária

7 mitos de beleza que as mulheres ainda acreditam: desvende as crenças sobre os cuidados com a pele do rosto e esclareça as suas dúvidas

  • Confira 7 mitos sobre pele do rosto desvendados e aprenda a cuidar da maneira certa! (Foto: Pixelformula)
  • Um dos maiores mitos que as mulheres ainda acreditam é que a pele negra não precisa de proteção solar, mas a verdade é que o item protege a pele escura contra as temidas manchas de sol (Foto: Instagram @therealkamie)
  • Lavar o rosto muitas vezes ao dia também é um mito que as mulheres pensam para acabar com a oleosidade, mas o indicado é higienizar apenas duas vezes (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira 7 mitos sobre pele do rosto desvendados e aprenda a cuidar da maneira certa! (Foto: Pixelformula)
  • Confira 7 mitos sobre pele do rosto desvendados e aprenda a cuidar da maneira certa! (Foto: Pixelformula)
  • Um dos maiores mitos que as mulheres ainda acreditam é que a pele negra não precisa de proteção solar, mas a verdade é que o item protege a pele escura contra as temidas manchas de sol (Foto: Instagram @therealkamie)
  • Lavar o rosto muitas vezes ao dia também é um mito que as mulheres pensam para acabar com a oleosidade, mas o indicado é higienizar apenas duas vezes (Foto: Shutterstock)

Lavar o rosto várias vezes ao dia acaba com a oleosidade? Pele oleosa não pode usar hidratante? Mitos de beleza fazem parte da cultura popular e por mais verdadeiros que possam parecer, alguns deles não tem relação alguma com o bem-estar da pele. Para quem gosta de cuidar do rosto, higienizando todos os dias e lutando contra o envelhecimento precoce da pele, chegou o momento de esclarecer 7 mitos que as mulheres ainda acreditam e aprender a cuidar melhor da beleza. Confira!

Mito 1: Não é preciso aplicar filtro solar fora da praia ou da piscina

Engana-se quem pensa que o filtro solar só precisa ser usado na hora de tomar sol na praia ou na piscina. O item é indispensável todos os dias, independente do clima, porque os raios solares podem ser absorvidos pela pele e causar envelhecimento precoce: flacidez, manchas e rugas, na maioria das vezes, são causadas pela exposição solar desprotegida. Além disso, há a acne solar - que são causadas exclusivamente pelo sol - e o câncer de pele. 

Mito 2: Não precisa aplicar protetor solar se já estiver com maquiagem com FPS

A maquiagem com FPS não substitui o protetor solar. O motivo? É porque, para proteger a pele dos raios solares, o produto precisa oferecer proteção contra os raios UVA e UVB, e a maioria apenas protege contra a radiação UVB. Além disso, a quantidade de make aplicada é muito pequena para proteger todas as áreas do rosto e pescoço. As maquiagens com FPS, como o BB Cream, por exemplo, são válidas para ambientes fechados, já que a luz artificial também contém radiação ultravioleta. Já em locais abertos, quando a exposição será intensa - como na hora da praia ou de fazer exercícios físicos - o filtro solar precisa ser mias potente.

Mito 3: Creme hidratante não pode ser aplicado em peles oleosas

Oleosidade é diferente de hidratação, e toda pele precisa ser hidratada. Muita gente ainda pensa que o creme hidratante não pode ser usado em peles oleosas porque pode aumentar a produção de óleo ou o surgimento de espinhas, quando na verdade a falta de hidratação pode ocasionar o contrário: quando a derme não está hidratada, ela estimula a produção de glândulas sebáceas, que produzem ainda mais óleo e causa entupimento dos poros, ocasionando acnes e cravos.

Dica: Mito desvendado, a dica agora é encontrar o creme hidratante próprio para peles oleosas. Fuja das fórmulas em creme e escolha as em gel, que são mais sequinhas. Uma outra dica é escolher os hidratantes que sejam anti-acne. 

Mito 4: Pasta de dente tira espinhas?

Se uma espinha apareceu de última hora, muita gente ainda tem o hábito de aplicar um pouco de pasta de dente por cima. Mas a verdade é que o produto tem componentes que podem causar irritação e ressecamento, principalmente em quem tem pele sensível ou se a acne está em áreas mais finas do rosto, como perto dos olhos e bochechas.

Dica: A dica para minimizar espinhas com rapidez é usar um gel secativo em roll on, que é rico em ácido salicílico e ajuda a diminuir a inflamação, enquanto a ponta metálica do aplicador ajuda a diminuir o inchaço e a vermelhidão.

Mito 5: O certo é lavar o rosto várias vezes ao dia para acabar com a oleosidade

Um outro mito de beleza que é muito comum é pensar que a pele só estará limpa e livre de oleosidade ao lavar o rosto muitas vezes por dia ou com muita intensidade. Mas a lógica, aqui, é a mesma do item anterior: a água e o sabonete facial podem ressecar a pele do rosto de aplicados várias vezes ao dia, ressecando até mesmo a pele oleosa. Assim, o organismo entende que é preciso aumentar a produção de sebo, o que piora a situação da oleosidade

Dica: O indicado é lavar o rosto até 2 vezes ao dia, pela manhã, para remover a oleosidade acumulada durante o sono, e antes de dormir, para limpar as impurezas que entopem os poros ao longo do dia. 

Mito 6: Pele negra não precisa de proteção solar

Ao contrário do que muita gente pensa, a pele negra precisa, sim, de proteção solar! É verdade que ela possui uma maior resistência aos danos causados pelos raios, por causa da alta contração de melanina, mas isso não quer dizer que a exposição solar em excesso e desprotegida não pode causar manchas. Elas são, inclusive, um dos maiores problemas das peles escuras, já que elas ficam manchadas mais rápido e podem desenvolver melasma facilmente - que são aquelas manchinhas mais escuras no rosto. A única vantagem da pele negra quando ao filtro solar é que é o FPS pode ser mais baixo do que para uma pele clara.

Mito 7: Creme antirrugas bom é aquele que arde a pele

Quem já começou a usar creme antirrugas para prevenir o envelhecimento precoce já deve ter ouvido falar que creme bom é aquele que "arde" a pele. Esse é um mito bastante comum, e não significa que o produto está agindo. Na verdade, ele pode estar causando sensibilidade na pele, e a permanência do produto pode causar inchaço nos olhos, principalmente pela manhã, e o enfraquecimento das fibras de elastina, o que garante o efeito contrário por abrir espaço para as rugas e flacidez.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais