Beleza Extraordinária

7 hábitos que deixam a pele mais seca no outono: saiba quais são e como evitá-los

  • Alguns hábitos errados podem deixar a sua pele seca ainda mais desidratada - confira quais são!
Tela cheia
Previous Next
Alguns hábitos errados podem deixar a sua pele seca ainda mais desidratada - confira quais são!

Nas estações frias, a pele normal ou seca fica ainda mais desidratada e é essencial nutri-la com produtos mais intensivos. Além dos cuidados a mais na hora da hidratação, existem alguns hábitos muito comuns e aparentemente inofensivos que devem ser evitados a todo o custo. Saiba quais são e aprenda a corrigi-los!

1 - Usar um produto de limpeza demasiado agressivo

O primeiro erro que muitas mulheres brasileiras cometem na hora de limpar o rosto é o de usar um produto muito adstringente e que faça muita espuma. Além de agressivo, este tipo de fórmula deixa a pele livre de óleos naturais e essenciais ao seu auto-equilíbrio. O ideal é apostar em uma loção mais suave, como a água micelar, que além de deixar a pele limpa em profundidade, ainda a hidrata e reequilibra. 

2 - Tomar banho com água muito quente

Nos dias frios, nada como tomar um banho quente para relaxar o corpo. Este hábito, embora muito comum, prejudica a pele, deixando-a extremamente seca. O ideal é apostar na temperatura média, e ao sair do banho, não se seque completamente com a toalha. Enquanto a pele ainda estiver úmida, aproveite para aplicar um hidratante bem rico no corpo inteiro, já que, desta forma, ela absorverá mais rapidamente o produto. 

3 - Usar um hidratante muito leve 

Outro hábito errado, especialmente comum nas donas de pele mista e normal, é o de aplicar no outono e inverno o mesmo hidratante usado nos dias de verão. Estas fórmulas são bem levinhas e específicas para evitar a oleosidade, sendo, por isso, insuficientes para nutir a pele que precisa de um cuidado mais intenso.

4 - Esfoliar de menos ou demais

A esfoliação é essencial em qualquer época do ano, para remover a camada superficial de células mortas e permitir uma melhor absorção dos produtos hidratantes, mas é importante fazê-lo com a frequência ideal. O ideal é evitar a prática acima de duas vezes por semana.

5 - Dormir de maquiagem

Por mais prejudicial que possa ser, este hábito continua sendo um dos mais comuns entre as mulheres. Mesmo nos dias mais cansativos, o ideal é reservar um tempinho para remover a maquiagem e deixar a pele respirar e se renovar durante as horas de sono. Aposte nos lenços micelares, que além de superpráticos, removem todos os vestígios de maquiagem com suavidade e em um só passo.

6 - Esquecer de aplicar o hidratante noturno

Não basta aplicar o hidratante ao acordar ou depois do banho - é essencial que o faça também antes de dormir. Se a fórmula diurna já precisa ser um pouco mais rica para os dias frios, a da noite ainda mais. Invista em um bom creme noturno para repor todos os nutrientes perdidos ao longo do dia. Prefira também os que têm retinol em sua composição para ajudar a prevenir e a corrigir as temidas rugas.

7 - Umedecer os lábios com frequência

Um hábito muito frequente nos dias frios é o de umedecer os lábios secos com a língua. Pode parecer contra-intuitivo, mas a saliva contém enzimas que acabam por desidratar ainda mais a pele dos lábios, deixando-os secos e com peles soltas. Carregue sempre um hidratante labial na bolsa e reaplique-o ao longo do dia. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema