7 formas de tirar mancha de tinta de cabelo da pele, roupas e toalhas

Pintar o cabelo em casa é uma tarefa bastante simples, mas ninguém nega que pequenos acidentes possam fazer parte do processo, não é mesmo? De qualquer forma, a boa notícia é que ninguém precisa desistir da coloração por causa deles: com alguns truques caseiros é mais do que possível tirar manchas de tinta de cabelo na pele e roupa - tudo sem fazer muito esforço, a gente garante! 

Confira uma lista com 7 dicas de como se prevenir de imprevistos durante a coloração e aprenda a remover as manchinhas de diferentes maneiras!

1. Gel protetor ou pomada modeladora ajuda a blindar a pele da marca de tinta de cabelo

Se você pretende fazer uma coloração desde a raiz dos cabelos, é extremamente importante proteger a pele mais próxima aos fios, certo? Para criar uma barreira e impedir que manchinhas se formem, vale usar um gel protetor específico ou uma pomada modeladora em áreas que possam ficar manchadas, como a testa e orelha, por exemplo. 

2. Usar protetor de orelhas evita manchas coloridas nessa região

Sujar as orelhas, em especial, é quase inevitável quando se pinta o cabelo sozinha - mas existe um utensílio próprio para a região que pode ajudar bastante a evitar esse cenário. Basta posicionar o acessório na orelha antes de começar o processo e, depois, pintar os cabelos normalmente. No entanto, se algum acidente acontecer mesmo assim, o que não faltam são formas diferentes e simples para se livrar da tinta na pele.

3. Algodão com adoçante ajuda a retirar as manchas de tinta do corpo

Parece bastante inusitado, mas acredite: o adoçante é capaz de remover a tinta de cabelo de qualquer parte do corpo, seja nas mãos, rosto ou onde quer que a tinta caia. Basta colocar um pouco do adoçante líquido em um algodão e esfregar gentilmente a região manchada até que a cor saia da pele.

4. Vaselina ajuda a absorver a tinta de cabelo da pele 

Outra grande aliada para remoção de manchas de tinta na pele é a vaselina, e o uso é bem simples: comece espalhando uma boa quantidade do produto em cima da mancha, esfregue a área e repita o processo até que a vaselina fique transparente na pele, retirando completamente a tinta do local.

5. Pasta de dente remove a marca de tinta no rosto e mãos

Conhecida por ajudar em diversos outros truques caseiros, a pasta de dente também entra na lista para apagar os resquícios de coloração nos dedos, rosto ou outro local. O que precisa ser feito é umedecer um pouco o local manchado pela tinta e, depois, esfregar um pouco do creme dental por cima fazendo movimentos circulares até que a mancha saia. 

6. Misturinha com detergente e amônia tira a mancha de tecidos em algodão 

Agora, se a gota de tinta caiu em cima do pano ou roupa usados durante o processo, o procedimento é um pouquinho diferente - e varia conforme o tipo de tecido. Para toalhas e roupas em algodão e linho, uma das melhores maneiras é criar uma misturinha caseira com 1/4 de água morna, uma colher de chá de amônia e meia colher de chá de detergente (neutro, de preferência, para evitar mais manchas).

Coloque a parte manchada nessa solução e deixe agir por meia hora. Depois, é só enxaguar a peça e deixar que ela seque ao sol naturalmente.

7. Vinagre branco suaviza manchas de tinta em tecidos de lã

O vinagre branco também pode ser usado para amenizar o aspecto manchado em tecidos (principalmente, em roupas de lã e seda), e tudo sem mistérios: comece despejando um pouco do vinagre diretamente na parte manchada pela tinta, esfregue o local usando uma escova de dente ou utensílio maior (dependendo do tamanho da mancha) e, depois, enxague em água corrente.

Teste sua cor com o testador virtual de L’Oréal Paris

Está em dúvida de qual cor pintar o cabelo? Com o testador de cor virtual de L’Oréal Paris você pode testar diferentes cores e nuances para escolher qual será sua próxima coloração. Faça o teste agora e escolha a cor que mais combina com você.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/7-formas-de-tirar-mancha-de-tinta-de-cabelo-da-pele-roupas-e-toalhas" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/7-formas-de-tirar-mancha-de-tinta-de-cabelo-da-pele-roupas-e-toalhas", "name": "7-formas-de-tirar-mancha-de-tinta-de-cabelo-da-pele-roupas-e-toalhas" } } ] }