Beleza Extraordinária

7 formas de tirar mancha de tinta de cabelo da pele, roupas e toalhas

  • Saiba como remover manchas de tinta da pele e toalha após pintar os cabelos em casa  (Foto: Instagram @xandervintage)
  • Se você precisa de ajuda para não manchar a pele e roupa enquanto pinta os cabelos sozinha, essa matéria é sua! (Foto: Instagram @hairtruck)
  • Mesmo quem pinta apenas as pontinhas dos cabelos pode acabar manchando a pele e roupa durante a coloração (Foto: Instagram @sarahangius)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como remover manchas de tinta da pele e toalha após pintar os cabelos em casa  (Foto: Instagram @xandervintage)
  • Saiba como remover manchas de tinta da pele e toalha após pintar os cabelos em casa  (Foto: Instagram @xandervintage)
  • Se você precisa de ajuda para não manchar a pele e roupa enquanto pinta os cabelos sozinha, essa matéria é sua! (Foto: Instagram @hairtruck)
  • Mesmo quem pinta apenas as pontinhas dos cabelos pode acabar manchando a pele e roupa durante a coloração (Foto: Instagram @sarahangius)

Pintar o cabelo em casa é uma tarefa bastante simples, mas ninguém nega que pequenos acidentes possam fazer parte do processo, não é mesmo? De qualquer forma, a boa notícia é que ninguém precisa desistir da coloração por causa deles: com alguns truques caseiros é mais do que possível tirar manchas de tinta de cabelo na pele e roupa - tudo sem fazer muito esforço, a gente garante! 

Confira uma lista com 7 dicas de como se prevenir de imprevistos durante a coloração e aprenda a remover as manchinhas de diferentes maneiras!

1. Gel protetor ou pomada modeladora ajuda a blindar a pele da marca de tinta de cabelo

Se você pretende fazer uma coloração desde a raiz dos cabelos, é extremamente importante proteger a pele mais próxima aos fios, certo? Para criar uma barreira e impedir que manchinhas se formem, vale usar um gel protetor específico ou uma pomada modeladora em áreas que possam ficar manchadas, como a testa e orelha, por exemplo. 

2. Usar protetor de orelhas evita manchas coloridas nessa região

Sujar as orelhas, em especial, é quase inevitável quando se pinta o cabelo sozinha - mas existe um utensílio próprio para a região que pode ajudar bastante a evitar esse cenário. Basta posicionar o acessório na orelha antes de começar o processo e, depois, pintar os cabelos normalmente. No entanto, se algum acidente acontecer mesmo assim, o que não faltam são formas diferentes e simples para se livrar da tinta na pele.

3. Algodão com adoçante ajuda a retirar as manchas de tinta do corpo

Parece bastante inusitado, mas acredite: o adoçante é capaz de remover a tinta de cabelo de qualquer parte do corpo, seja nas mãos, rosto ou onde quer que a tinta caia. Basta colocar um pouco do adoçante líquido em um algodão e esfregar gentilmente a região manchada até que a cor saia da pele.

4. Vaselina ajuda a absorver a tinta de cabelo da pele 

Outra grande aliada para remoção de manchas de tinta na pele é a vaselina, e o uso é bem simples: comece espalhando uma boa quantidade do produto em cima da mancha, esfregue a área e repita o processo até que a vaselina fique transparente na pele, retirando completamente a tinta do local.

5. Pasta de dente remove a marca de tinta no rosto e mãos

Conhecida por ajudar em diversos outros truques caseiros, a pasta de dente também entra na lista para apagar os resquícios de coloração nos dedos, rosto ou outro local. O que precisa ser feito é umedecer um pouco o local manchado pela tinta e, depois, esfregar um pouco do creme dental por cima fazendo movimentos circulares até que a mancha saia. 

6. Misturinha com detergente e amônia tira a mancha de tecidos em algodão 

Agora, se a gota de tinta caiu em cima do pano ou roupa usados durante o processo, o procedimento é um pouquinho diferente - e varia conforme o tipo de tecido. Para toalhas e roupas em algodão e linho, uma das melhores maneiras é criar uma misturinha caseira com 1/4 de água morna, uma colher de chá de amônia e meia colher de chá de detergente (neutro, de preferência, para evitar mais manchas).

Coloque a parte manchada nessa solução e deixe agir por meia hora. Depois, é só enxaguar a peça e deixar que ela seque ao sol naturalmente.

7. Vinagre branco suaviza manchas de tinta em tecidos de lã

O vinagre branco também pode ser usado para amenizar o aspecto manchado em tecidos (principalmente, em roupas de lã e seda), e tudo sem mistérios: comece despejando um pouco do vinagre diretamente na parte manchada pela tinta, esfregue o local usando uma escova de dente ou utensílio maior (dependendo do tamanho da mancha) e, depois, enxague em água corrente.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial