Beleza Extraordinária

7 dicas úteis para fazer fitagem nos cabelos cacheados e crespos

  • Fitagem: confira 7 dicas para fazer a técnica que define os cachos e aumenta o day after (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Para dar mais volume ao cabelo cacheado com a fitagem, a dica é sacudir a raiz do cabelo para soltar os cachos (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Na fitagem, amassar as mechas na direção do crescimento delas é a dica para não deixar risca marcada no cabelo cacheado (Foto: Instagram @hairromance)
Tela cheia
Previous Next
Fitagem: confira 7 dicas para fazer a técnica que define os cachos e aumenta o day after (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Fitagem: confira 7 dicas para fazer a técnica que define os cachos e aumenta o day after (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Para dar mais volume ao cabelo cacheado com a fitagem, a dica é sacudir a raiz do cabelo para soltar os cachos (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Na fitagem, amassar as mechas na direção do crescimento delas é a dica para não deixar risca marcada no cabelo cacheado (Foto: Instagram @hairromance)

A fitagem é a técnica favorita de muitas crespas e cacheadas, e não é para menos: a finalização tira o frizz, dá brilho e ainda garante uma maior definição por dias, otimizando o tempo de cuidados no day after. A fitagem é tão democrática que pode ser feita em qualquer comprimento e tipo de cacho, até mesmo por mulheres que estão em transição capilar ou não querem perder volume. Para te deixar expert na técnica, o Beleza Extraordinária reuniu 7 dicas úteis para colocar em prática na hora da texturização. Confira!

1. Aplique o creme quando o cabelo estiver de úmido para seco

A primeira dica para a fitagem entregar um resultado natural é evitar aplicar o creme para pentear ou leave-in nos cabelos muito molhados. Além da água impedir que o creme seja totalmente absorvido por cada parte do fio, o produto pode acumular nas mechas e deixar um esbranquiçado depois que o cabelo estiver seco. O ideal é retirar bem o excesso de água após o banho e começar a fitagem quando os fios estiverem úmidos, quase secos. 

2. Para evitar risca marcada, separe a mecha do topo do cabelo

Na fitagem, é importante que o cabelo seja dividido em 4 ou 5 seções para que todas as mechas recebam o creme, e aqui vai uma dica mega útil: ao invés de dividir os fios ao meio ou na lateral, vale separar a mecha do topo da cabeça como uma seção só. O truque evita que os fios fiquem grudados na raiz e ainda garante volume e cachos com mais movimento.

4. Aplique o creme primeiro nas pontas e vá subindo até a raiz

Um truque legal para não pesar a raiz do cabelo, principalmente os cabelos com cachos 2 e 3, que são mais abertos na raiz, é começar aplicando o creme nas pontas, enluvando as mechas de baixo para cima. Dessa forma, você evita que a raiz fique encharcada de produto e ainda otimiza tempo, já que você precisará "amassar" o cabelo enquanto enluva. 

5. Use um óleo capilar para tirar o aspecto 'durinho' do creme 

Sabe aquela sensação durinha que fica nos cachos após os fios secarem? É a película protetora do creme, que pode ficar até mesmo esbranquiçada. Uma dica para evitar essa aparência é aplicar um pouco de óleo capilar depois que acabar a fitagem. O produto irá garantir brilho e maciez, deixando os cachos mais soltinhos. 

6. Amasse os fios na direção do crescimento de cada mecha

Como a ideia da fitagem é amassar as mechas para formar os cachos, a dica é amassá-las na direção do crescimento de cada uma delas. Por exemplo, nos fios que nascem no topo da cabeça, amasse as mechas para cima; já os fios das laterais do cabelo precisam ser amassados para os lados. E nas mechas da parte de baixo, faça a fitagem em direção à nuca.

7. Para não perder o volume, sacuda a raiz quando terminar

Para quem gosta da definição da fitagem, mas não quer perder o black power incrível, o truque é sacudir a raiz do cabelo para dar mais volume. Jogue todo o cabelo para frente, coloque os dedos por dentro do cabelo e balance os fios próximos a raiz. Jogar o cabelo de um lado para o outro também ajuda a deixá-lo mais volumoso.  

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais