Beleza Extraordinária

7 dicas para prevenir o aparecimento de manchas na pele

  • Saiba como prevenir o aparecimento de manchas na pele com 7 dicas super simples
Tela cheia
Previous Next
Saiba como prevenir o aparecimento de manchas na pele com 7 dicas super simples

Ter uma pele saudável, bonita e sem manchas é o desejo de muitas mulheres. Contudo, por alguns maus hábitos, como se esquecer de usar o filtro solar e não beber a quantidade ideal de água, alcançar esse objetivo se torna uma tarefa complicada. Para ajudar com dicas de como evitar o surgimento de marcas indesejadas na pele, a dermatologista Tatiana Matos fala sobre 7 cuidados diários e simples que podem ajudar na prevenção do problema. Confira!

1) Use protetor solar todos os dias

uso diário do filtro solar é essencial para uma proteção completa contra os danos causados pela radiação solar. A dermatologista Tatiana Matos alerta para os principais perigos que a exposição contínua ao sol pode causar à pele. “Os raios solares UVA e UVB são responsáveis pelo aparecimento de manchas, queimaduras e em casos mais extremos até câncer de pele", alerta. Por isso, durante os meses mais quentes do ano, é importante usar protetores com FPS maior do que 30 e evitar se bronzear entre às 10h e 16h, já que é o horário de maior incidência dessa radiação na atmosfera.

2) Aposte em acessórios para se proteger do sol!

Outra dica da dermatologista para os dias de maior calor para quem vai frequentar praia ou piscina, é utilizar acessórios para reforçar a proteção solar do filtro com FPS maior que 30: "como a praia e a piscina geralmente são locais de descontração e entretenimento, muitas pessoas acabam não notando a alta incidência do sol sobre elas. Por isso, recomendo usar óculos, bonés, chapéus e viseiras para complementar a proteção", indica.

3) Evite fazer tratamentos com substâncias à base de ácidos durante o verão 

É muito comum a utilização de alguns ácidos para tratar rugas, acnes e estrias. Entretanto, Tatiana Matos ressalta que sem os devidos cuidados, algumas pessoas podem ficar com manchas em todo o corpo "É fundamental que o paciente siga as recomendações e não se exponha ao sol durante o tratamento, pois a incidência de calor nas regiões que estão expostas a ação do ácido pode provocar manchas e irritações. Por isso, a dica é evitar os procedimentos durante os meses mais quentes do ano e não abrir mão do filtro solar diariamente", explica.

4) Redobre os cuidados com a pele durante a gravidez

De acordo com a dermatologista Tatiana, durante a gravidez, as mulheres devem ter um cuidado ainda maior com a saúde da pele e por isso ressalta que é de suma importância o uso diário de protetor solar com alto fator de proteção, além disso, ela esclarece o que acontece no organismo feminino nesse período. "A atenção com a pele deve ser redobrada porque há a propensão de escurecimento do local mesmo quando a mulher não se expõe diretamente ao sol. Isso ocorre por conta do aumento dos níveis de hormônios estimuladores de melanina. Desse modo, a fim de amenizar essa situação, é fundamental que a gestante use sempre protetor solar em todos os ambientes e há também a possibilidade de ingestão da vitamina C tópica, que minimiza o aparecimento de possíveis manchas", afirma.

5) Invista em produtos com ação hidratante e calmante para cuidados pós depilação

A utilização frequente de produtos para a depilação como ceras e lâminas pode desencadear alguns problemas à pele, como pelos encravados, manchas e vermelhidão, principalmente para quem possui sensibilidade na região. Por conta disso, a dermatologista Tatiana Matos aconselha a utilização de produtos com ação hidratante e calmante para diminuir possíveis impactos da depilação nas regiões afetadas. "É importante um ritual de cuidados antes da depilação para evitar irritações e manchas na pele, por isso é recomendável esfoliar a região cerca de uma semana antes do procedimento e evitar banhos muito quentes. Já para cuidados pós depilação, é importante investir em cremes com ação calmante e hidratante", indica.

6) Resfriar a pele é uma ótima iniciativa

Nos períodos mais quentes do ano a grande incidência de sol pode causar alguns danos na pele como vermelhidão, sensação de ressecamento e irritação, que, posteriormente, podem se transformar em marcas. Segundo a dermatologista, frescor e hidratação também ajudam a promover a saúde e qualidade da pele: "a utilização constante de água termal pode prevenir o aparecimento desses problemas, pois os seus compostos têm ação anti-inflamatória e refrescante". Quando a região está cuidada, hidratada e fresca, as chances de aparecimento de manchas também diminuem.  

7) Lembre-se sempre de beber água!

Seguir o conselho de ingerir 2 litros de água por dia é fundamental! Além de influir diretamente para o pleno funcionamento do metabolismo, quando o corpo fica desidratado, afeta diretamente a pele e isso pode deixá-la mais propensa a danos. Tatiana Matos ainda ressalta: “quando não estamos suficientemente hidratados, a pele pode ficar mais ressecada e por isso mais sensível ao aparecimento de irritações e manchinhas”.

ver mais : Pele - Dicas de beleza
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais