Beleza Extraordinária

7 dicas para hidratar a pele do rosto: conheça os cuidados indispensáveis

  • Confira dicas importantes para exibir uma pele hidratada e sedosa todos os dias! (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas importantes para exibir uma pele hidratada e sedosa todos os dias! (Foto: Pixelformula)

Toda mulher que não dispensa os cuidados com a beleza quer exibir uma pele hidratada e sedosa, certo? Mas, ao contrário do que muita gente pensa, para conquistar essa aparência, não basta aplicar um creme hidratante e pronto: é preciso seguir algumas recomendações para que a cútis fique sempre saudável e com o aspecto desejado - seja ela mista, ressecada ou oleosa. Confira quais são elas! 

1 - Conheça as características da sua pele para investir em produtos específicos

Apesar de parecer uma informação óbvia, muitas mulheres acabam relaxando com esse cuidado na hora de comprar os produtos para o rosto. Como a maioria já sabe, um dos maiores erros na hora da higienização é lavar a área com o mesmo sabonete que utilizamos no restante do corpo, mas não é só isso: ignorar as especificidades da sua pele, nessa e em qualquer outra etapa, também é uma falha que compromete - e muito! - o aspecto saudável que você deseja alcançar. 

Se você sofre com oleosidade, por exemplo, na hora de comprar sabonetes e máscaras, tome sempre o cuidado de escolher produtos que prometam controlar o problema, e, no caso dos hidratantes, prefira os de fórmula mais leve para não aumentar a produção do óleo. Já para quem lida com o ressecamento, é importante recorrer à hidratantes mais potentes para evitar o aspecto craquelado e o aparecimento precoce das marcas de expressão. O mesmo vale para quem tem pele mista, que deve usar sempre produtos de dupla ação para conseguir um equilíbrio entre as duas características. 

2 - Não lave o rosto muitas vezes ao dia

Outro cuidado fundamental para manter a aparência hidratada na pele é não cometer o erro de exagerar na lavagem do rosto. Muitas pessoas - principalmente, as que lidam com a oleosidade - acreditam que não limitar a higienização é uma boa maneira de se livrar das impurezas, do óleo excessivo e exibir sempre uma pele bonita e com toque fresh, mas isso está errado.

Para a pele seca, a consequência é um ressecamento ainda maior; já para a oleosa, o problema é o efeito rebote que vem junto com o aumento da produção de óleo - que é o que acontece quando as glândulas sebáceas entendem que o rosto está seco demais e precisa de mais sebo. Sendo assim, a dica ideal para não exagerar é manter uma frequência de duas limpezas por dia - com uma logo de manhã e outra antes de dormir, de preferência. 

3 - Evite banhos muito quentes 

Ainda falando de efeito rebote e excesso de ressecamento, uma dica importante para não prejudicar a saúde da pele é evitar tomar banhos muito quentes. Assim como o cabelo, a pele também responde às altas temperaturas e à ausência da oleosidade natural que vem junto com ela - aumentando a produção de sebo, no caso das oleosas, e ficando com um aspecto ainda mais desidratado quando se trata das mais secas. 

Por isso, prefira banhos com água morna ou fria e, também, evite utilizar buchas ásperas com frequência, já que elas podem causar irritações na pele e retirar o óleo que ela precisa para continuar saudável. 

4 -  Esfolie o rosto respeitando a frequência ideal para seu tipo de pele 

Um passo que não pode ser esquecido por aquelas que querem uma limpeza mais eficaz e uma hidratação ainda mais profunda é a esfoliação! Com o poder de eliminar células mortas, desobstruir os poros e estimular a produção de colágeno, a técnica conta com vantagens para todos os tipos de pele, mas é preciso que seja feita de acordo com a frequência correta de cada uma. 

Para as oleosas, o ideal é fazer o procedimento até duas vezes na semana, enquanto, para as secas, a recomendação é reduzir esse cuidado para uma sessão semanal ou a cada 15 dias. Já para as normais e mistas, uma vez por semana já é o suficiente para garantir bons resultados. 

5 - Não esqueça do tônico

Outro produto importante para deixar a pele bonita e bem cuidada é o tônico facial. Na limpeza diária, ele deve ser usado sempre depois do sabonete para eliminar as impurezas que não foram retiradas na primeira etapa e equilibrar o ph da pele, para deixá-la pronta para receber o creme hidratante.

Além disso, para a alegria de quem vive em busca de meios para controlar a produção de óleo, o tônico ainda conta com a vantagem de ajudar a combater a oleosidade e deixar o rosto livre do desagradável brilho molhado. 

6 - Evite dormir de maquiagem

Com a correria do dia a dia, é normal sentir preguiça de remover a maquiagem algumas vezes. Mas, o pequeno deslize de beleza pode gerar algumas consequências para a sua pele, por isso vale reservar um tempinho antes de dormir para retirar os produtos e as impurezas do dia.

Se preferir o tradicional demaquilante, tenha sempre o cuidado de escolher o produto com a fórmula mais indicada para o seu tipo de pele; mas, se desejar mais praticidade na limpeza noturna, faça o procedimento com a água micelar - solução que já se tornou queridinha entre as brasileiras por contar com uma ação 5 em 1; ou seja, limpar, demaquilar, purificar, suavizar e reequilibrar a pele em único passo. 

7 - Beba bastante água

Como o assunto é hidratação, não dá para deixar de falar da importância da água! De nada adianta investir em diversos cuidados e nos melhores produtos se, no dia a dia, você acaba não consumindo a quantidade de líquido que seu corpo precisa para liberar toxinas, regular a temperatura e se hidratar de dentro para fora. 

Por isso, o indicado é beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Embora pareça simples, associada aos cuidados específicos, essa medida é garantia de pele mais bonita e com uma aparência hidratada para ninguém colocar defeito. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais